Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/dia-da-mulher-tem-ginastica-no-paco/
Acessado em: 23/05/2024 - 12h38

Dia da Mulher tem ginástica no Paço

Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

As servidoras públicas que atuam na Prefeitura de Sorocaba começaram a manhã desta terça-feira (08) celebrando o “Dia Internacional da Mulher” com uma aula de “Lian gong”, técnica chinesa desenvolvida na década de 1960 pelo médico Zhuang Yuen Ming, que atenua, trata e ajuda a prevenir dores musculares.

Para a psicóloga e especialista em Medicina Tradicional Chinesa, professora Marisa de Oliveira Martinez, é muito importante esse cuidado com a saúde. “Ajuda a prevenir dores nos ossos, músculos e tendões. O significado da Lian gong é construir um corpo saudável. São exercícios que cabem na rotina de todos nós e nos auxiliam a uma respiração mais pausada, alongamento com disciplina e no treino da energia vital, que faz parte do nosso dia a dia e nos mantêm vivos”, explica.

A auxiliar administrativa da Secretária da Fazenda (SEF), Naira Lambert, 26 anos, participa das aulas que acontecem no Paço e não poderia ser diferente nesta terça-feira (8), pois considera como o melhor presente do “Dia Internacional da Mulher” começar o dia bem. “Não tem presente melhor que se sentir bem-disposta, deveria ter mais vezes, melhor ainda se as aulas fossem ministradas nas secretarias”, declarou.

 A auxiliar administrativa da (SEF), Mirin Chavier 45 anos, divide a mesma opinião. Alegou que se sente bem mais disposta quando participa da “Lian gong”. “Uma aula descontraída e os quinze minutos de relaxamento fazem toda a diferença no nosso dia.”

A “Lian Ong” acontece no Paço todas as terças-feiras, às 9h e neste “Dia Internacional da Mulher” a aula especial em homenagem as servidoras públicas foi organizada pela Comissão de Comunicação Interna (CCI), da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Programa Servidor Saudável, e com apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS).

As atividades não pararam por aí. No final da tarde, às 17h30, no saguão da Prefeitura acontece uma sessão de alongamento com o professor de Educação Física, Felipe Andrade. A atividade antecedeu o início da caminhada que reuniu servidores de todas as secretarias, que acorre sempre às terças e quintas-feiras. Também no térreo do Palácio dos Tropeiros está programada aula de zumba, a partir das 18h, com a professora Maraiza Camargo.

Para participar da programação, os organizadores orientam para o uso de roupas leves e calçados apropriados, garrafinha de água e, principalmente, muita alegria e disposição. E quem quiser usar a cor rosa, dará mais brilho à festa.

 

Vídeo

Também para homenagear as servidoras municipais, a Prefeitura de Sorocaba produziu um vídeo que conta um pouco sobre a rotina de trabalho e o que pensam algumas colaboradoras.

O material foi produzido pelos profissionais do Serviço de Comunicação (Secom), do Gabinete do Poder Executivo (GPE), e mostra cinco, dentre as milhares de mulheres que todos os dias movimentam diferentes setores da Prefeitura de Sorocaba. Elas estão no trânsito, na segurança, no zoológico municipal e até nos cemitérios, como coveiras.

Para conhecer um pouco de suas histórias, acesse o portal da Prefeitura de Sorocaba: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/homenagem-da-prefeitura-para-as-mulheres/[1]

Endnotes:
  1. http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/homenagem-da-prefeitura-para-as-mulheres/: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/homenagem-da-prefeitura-para-as-mulheres/