Diretor do Ciesp destaca a importância das leis que concedem incentivos fiscais para o Centro e indústrias
Por: Marcelo Andrade – maransantos@sorocaba.sp.gov.br
A Prefeitura de Sorocaba conta com duas das mais modernas leis voltadas à atração de investimentos, seja por indústrias como também para os setores de serviços e o comércio estabelecido na região central da cidade. A afirmação foi dada pelo diretor regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o empresário Erly de Sillos, à prefeita Jaqueline Coutinho, durante visita à chefe do Executivo, no Palácio dos Tropeiros.
Durante a visita o diretor do Ciesp esteve acompanhado pelos diretores regionais do Serviço Social da Indústria (Sesi), Júlio César de Souza Martins; e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Jocilei Oliveira.
“Ambas as leis, de autoria do Executivo, e sancionadas recentemente, são fundamentais para a nossa cidade, pois objetivam não apenas atrair novas empresas e a ampliação das já instaladas, mas também tem a preocupação com a manutenção das já existentes no município”, destacou o diretor do Ciesp, Erly de Sillos.
Uma das leis sancionadas no último dia 29 de outubro institui o programa de incentivo para a Área Central de Sorocaba, para as empresas comerciais e de prestação de serviço que vierem a se instalar, ampliar, reformar ou ainda tiver as atividades elencadas como especial interesse.
A proposta visa fomentar a economia local e ajudar na revitalização e modernização do centro de Sorocaba, dando opções de lazer e variedades de serviços para os moradores de Sorocaba e de cidades próximas, com enfoque no fomento à economia criativa.
Já a outra lei, estabelece diretrizes para incentivos fiscais voltados às indústrias e prestadoras de Serviços de Sorocaba que venham a se instalar, ampliar as instalações físicas ou readequar suas unidades produtivas.
A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, ressaltou que as leis colocam Sorocaba em um patamar diferenciado em relação às cidades com as mesmas características e são fundamentais para impulsionar a economia local, sobretudo, com a valorização da região central da cidade, que deverá ser revitalizada, começando pela praça Coronel Fernando Prestes. “Os estudos para ambas as propostas foram desenvolvidos pela Divisão de Desenvolvimento Empresarial, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), Secretaria de Negócios Jurídicos (SAJ), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria Relações Institucionais (Serin), Secretaria de Planejamento (Seplan) com colaboração de entidades como Ciesp e Associação Comercial de Sorocaba (ACSO). E é fundamental destacar que as aplicações destas leis significam um grande avanço nas políticas públicas de desenvolvimento econômico do município, pois possibilitam que as empresas nacionais e internacionais possam ter mais segurança em ampliar seus investimentos em Sorocaba”, afirmou.
Tags:Gabinete Central