Divulgação das vagas do PAT agrada população

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda passou a contar com a colaboração da Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) para a divulgação das vagas do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba. Agora é a Comunicação que recebe e divulga, toda noite, às 19h no Facebook e na página da Agência Sorocaba de Notícias, ambas mantidas pela Secom, as vagas que serão trabalhadas pelo PAT no dia seguinte.

A iniciativa partiu do secretário Roberto Machado de Freitas, a pasta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, e tem por objetivo facilitar a procura por emprego dos sorocabanos. “Divulgando no Facebook e nas páginas oficias da Prefeitura, as pessoas que estão procurando recolocação tem um local seguro e permanente onde verificar as vagas”, pondera o secretário que se preocupa com o desgaste dessas pessoas. “A divulgação centralizada das vagas é um primeiro passo para melhorarmos cada vez mais os serviços do PAT. Muita gente vinha, até a pé, para o centro e muitas vezes não tínhamos sequer aberto vagas com o perfil profissional dessas pessoas. Com a descentralização dos serviços, que queremos implantar em breve, vamos dar mais facilidade e comodidade ao sorocabano na procura por uma nova ocupação”, reforça Freitas.

No mês de janeiro uma falsa página do PAT no Facebook divulgou vagas, também inexistentes, de uma empresa de energia solar que está se instalando em Sorocaba. O anúncio gerou grandes filas de desempregados no PAT em busca de recolocação. Esse foi o fator que deflagrou a iniciativa do Secretário de Desenvolvimento Econômico em buscar mecanismos de comunicação com a população para dar ainda mais transparência às vagas e processos seletivos do PAT; divulgando antecipadamente tais informações. “Só irá procurar o PAT quem se identificar com as vagas abertas para aquele dia”, ressalta o secretário.

Iniciativa agrada internautas

Após os primeiros dias de divulgação das vagas o resultado tem sido extremante positivo. As postagens chegaram a ter mais de 320 compartilhamentos e 130 mil visualizações. O índice de comentários também é alto e a grande maioria aponta aprovação com a medida da Prefeitura. “Parabéns por essa simples ação que ajudará muito aos desempregados de Sorocaba e região na busca de um emprego. Isso facilitará demais e quem ganha com isso somos todos nós”, escreveu Marcos Patrocínio, via Facebook. “Que bacana, as vagas do PAT serão divulgadas antecipadamente aqui na página da prefeitura”, destacou a internauta Thaís Mello.

Divulgação: As vagas do PAT serão divulgadas todos os dias, a partir das 19h na página da Prefeitura de Sorocaba no Facebook (https://www.facebook.com/prefeituradesorocaba/) e na página da Agência Sorocaba de Notícias, mantida pela Secretaria de Comunicação e Eventos (http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/).

Tags:,