Duas exposições entram em cartaz neste mês de agosto em Sorocaba

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Mostras integram programação de aniversário de Sorocaba

Os sorocabanos poderão conferir, a partir deste mês de agosto, duas exposições fotográficas gratuitas. Uma delas será “Em Primeira Pessoa”, que entra em cartaz no dia 14 de agosto, na Galeria Scarpa. A outra mostra será “Refitando”, que será exposta no Museu Histórico Sorocabano (MHS) a partir do dia 21 de agosto. Realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), as exposições fotográficas integram a extensa programação de aniversário de 361 anos de fundação de Sorocaba.

“Em Primeira Pessoa” vai homenagear pessoas de diferentes bairros de Sorocaba que fazem a cidade e são anônimas, mas nem por isso menos importante. Todo bairro tem seu charme e as figuras que criam história através de suas habilidades ou generosidades. A ideia da Secretaria da Cultura é identificar pessoas que são unanimidade entre os moradores dos bairros, como aqueles que cuidam de praças, dos idosos, das crianças, dos animais, os ativistas, os guardadores da memória, enfim, os que fazem a diferença.

Este trabalho vai gerar quinze fotos que serão expostas na Galeria Scarpa e numa exposição itinerante – junto com mais dez fotografias – que vai circular no Projeto “Viva a Cultura” em duas datas neste mês de agosto: no dia 15, no Nova Sorocaba, e no dia 29, no Nova Esperança.

A exposição conta com parceria do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), que realizará a curadoria e seleção das fotografias. “Em Primeira Pessoa” ficará em cartaz até o dia 14 de outubro e poderá ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Galeria Scarpa, localizada na Rua Souza Pereira, 448, no Centro.

Exposição “Refitando”

Já a exposição “Refitando” é o desdobramento de um workshop de fotografia homônimo realizado em maio deste ano no Museu Histórico Sorocabano. Oferecida pelo Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura, a atividade fez parte da Programação da 13º Semana Nacional de Museus.

O workshop teve como principal conceito a obra “Refitar”, do fotógrafo José Neto – obra ganhadora do Prêmio de Artes Visuais Flavio Gagliardi, categoria fotografia – na qual o artista volta seu olhar para aquilo que perdeu importância no ciclo de vida de consumo buscando refletir sobre as muitas possibilidades, a princípio a estética, e também funções práticas como novos produtos. Uma contribuição para que o deleite estético possa motivar hábitos sustentáveis.

A partir da apresentação deste conceito por Neto, fotógrafos, artistas e estudantes realizaram uma atividade prática na qual coletaram diversos materiais – seguindo a ideia apresentada na obra “Refitar” – e fotografaram composições criadas por eles com o auxílio de José Neto. Essa atividade gerou um belo trabalho composto por vinte obras que serão apresentadas ao público no Museu Histórico.

A abertura da exposição será no dia 21 de agosto, no próprio MHS, e poderá ser conferida de terça a domingo, das 9h às 16h, até o dia 22 de novembro. O museu está instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaizel, s/nº, Vila Hortência.

Tags:, , ,