EGP realizará a última aula do Programa de Pré-Aposentadoria nesta sexta-feira

Por: Programa de Estágio - Bruna Barreto Supervisão: Renato Monteiro

Quarenta servidores públicos da Prefeitura de Sorocaba encerram, nesta sexta-feira (29), a última aula do “Programa Pré-Aposentadoria”. A capacitação é realizada por meio da Secretaria de Recursos Humanos (SERH) e a Escola de Gestão Pública (EGP). A aula finaliza um ciclo de aprendizados e experiências profissionais e pessoais durante este ano.

O projeto tem o intuito de proporcionar ao servidor que está se aposentando ou que está próximo do período da aposentadoria, possibilidades de se reinventar e oportunidades que esta nova fase lhe permitirá viver, em todos os âmbitos de sua vida.

Para que o servidor se sinta acolhido, o espaço das aulas oferece o compartilhamento de histórias e vivências com os outros servidores, de modo que todos estejam conectados e se encontrem em situações semelhantes.

O “Programa Pré-Aposentadoria” teve duração de 8 meses com aulas ministradas uma sexta-feira por mês na EGP. Na última aula, os servidores receberão um certificado de conclusão, desde que tenham atingido pelo menos 80% de frequência nas atividades presenciais e se comprometido com os trabalhos, como apresentação de seminários e provas escritas.

Integração e capacitação técnica

Com o intuito de integrar e capacitar de forma mais técnica os novos servidores, a SERH, em parceria com a Seção de Treinamentos da EGP, realizará uma capacitação direcionada aos cargos e campos de atuação de servidores ingressantes dos cargos de Fiscal Público e Fiscal de Saúde Pública.

Nos dias 2 e 3 de dezembro, nas dependências da EGP, será realizado a primeira fase da integração. Esta etapa contará com o apoio de outras secretarias e órgãos externos, como: Secretaria de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (SAJ); Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (SEDETTER); Secretaria de Gabinete Central (SGC), Fundação de Seguridade Social dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (FUNSERV) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba (SSPMS), que abordarão os temas institucionais.

Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, acontece a segunda fase, tendo a capacitação técnica e local do treinamento definidos pelas secretarias de atuação dos novos servidores, como: a Secretaria de Planejamento e Projetos (SEPLAN), Secretaria de Saúde (SES) e Secretaria de Segurança e Defesa Civil (SESDEC), além de distribuição de material técnico para consulta permanente pelos novos fiscais.

A carga horária do curso de integração e capacitação técnica será de 40 horas para o cargo de Fiscal Público, e de 48 horas para o cargo de Fiscal de Saúde Pública. Os temas abordados serão: Percepção e relacionamento interpessoal; técnicas de comunicação eficazes; atendimento ao munícipe; trabalho em equipe; formas de atuação, condutas éticas e afins.

Segundo a Secretaria de Recursos Humanos, este projeto permite manter o padrão de prestação de serviços à municipalidade, além de propiciar ao novo servidor a oportunidade de adquirir maior conhecimento, tanto na sua área de atuação como na sua missão junto a instituição Pública Municipal.

Tags: