Em julho, 277 trabalhadores conseguem trabalho via PAT

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Sorocaba é opção de apoio a quem procura por emprego. O atendimento gratuito é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e como ocorre desde o início deste ano, a unidade continua registrando alta procura. Nos vinte e um dias úteis de julho, 7.511 pessoas foram atendidas no PAT, sendo que 6.537 estiveram em busca de vagas de trabalho, incluindo primeiro emprego e reinserção no mercado. Do total de candidatos enviados para entrevista de emprego (1.672), 277 foram contratados por empresas.

O PAT funciona em Sorocaba por conta de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert). Dentre os serviços prestados no local estão a intermediação de mão de obra, emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamento para vaga de emprego, cadastro do trabalhador, captação de vaga de emprego e Programa Time do Emprego. Presta ainda informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e auxilia os empregadores que necessitam de recursos humanos.

Mais números

A estatística mensal do PAT computa trabalhadores contratados em primeiro emprego, bem como recolocação no mercado de trabalho. Ainda em julho, o PAT apontou 57 agendamentos da Sala do Empresário, estrutura oferecida para que representantes de empresas possam receber currículos, fazer entrevista, seleção ou contratação de candidatos.

Outra estatística é que aproximadamente 60% dos cidadãos que diariamente procuram os serviços oferecidos pelo PAT são mulheres. Também são elas que predominam nas contratações efetivadas por intermédio daquela unidade. Já o número de novos trabalhadores inscritos no Sistema Mais Emprego, no período em questão, somou 529.

Com os novos cadastrados, Sorocaba computa agora 47.014 homens e mulheres do município e cidades da região inseridos no sistema. Na unidade do trabalhador foi registrada a emissão de 917 novas Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em julho.

O endereço do PAT é Rua Coronel Cavalheiros, 353, no Centro, próximo ao Terminal São Paulo. Mais informações: (15) 3229.2880.

Tags:,