Emenda parlamentar proporcionará modernização do MHS

Por: Secom

O Museu Histórico Sorocabano teve aprovação e receberá, nos próximos meses, modernização e equipamentos para conservação de seu acervo. Isso graças a um convênio com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, oriundo de emenda parlamentar proposta pelo deputado federal Vitor Lippi.

A Secretaria de Cultura (Secult), por meio de sua Divisão de Patrimônio Cultural, tem desenvolvido e adaptado o projeto em atendimento ao Ibram desde meados de março de 2016 e recebeu, na terça-feira (13), a documentação de aprovação e deliberação para a assinatura do prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

Além de nova sinalização, mobiliário e equipamentos eletrônicos que tornarão as exposições e atividades desenvolvidas mais dinâmicas e interativas, o projeto desenvolvido pela Secretaria de Cultura também visa a conservação do acervo existente, totalizando em aproximadamente, R$ 580.000,00 em aquisição de bens.

O Museu Histórico Sorocabano, que neste ano completou 62 anos, recebeu cerca de 120.000 visitantes neste ano.

Localizado em Casarão em estilo Bandeirista, construído em 1780, possui paredes externas em taipa de pilão e internas de taipa de mão. A cobertura é de quatro águas com telhas de barro do tipo “capa e canal” e os forros são de madeira, além de uma escada externa de arenito.

Atualmente, além de abrigar sua exposição permanente, ainda sedia a exposição “O Patrimônio Cultural na Arte: O acervo de pinturas do MHS”, que homenageia diversos bens tombados na cidade com obras dos artistas Ettore Marangoni e Zezé Correa. A exposição busca trabalhar questões como a necessidade da preservação patrimonial e a presença da história em nosso cotidiano.

O Museu Histórico Sorocabano fica situado dentro do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, Rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência e seu horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e sábado, domingo e feriado das 11h às 16h.

Tags:,