Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/emtu-atende-na-casa-do-cidadao-nogueira-padilha-nesta-terca-feira-2/
Acessado em: 15/07/2024 - 20h58

EMTU atende na Casa do Cidadão Nogueira Padilha, nesta terça-feira

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) realiza nesta terça-feira (dia 21), das 9h às 12h, atendimento aos sorocabanos para entrega da Carteira de Identificação do Passageiro Especial (Cipes), na Casa do Cidadão Nogueira Padilha, na Vila Hortência. No último atendimento, realizado na semana passada, das 11 pessoas convocadas compareceram 05, sendo que as demais serão entregues agora.

A EMTU/SP, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo. Todos os cidadãos que precisam renovar ou requerer o seu cartão de usuário especial devem, primeiramente, dirigir-se a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e marcar consulta para elaboração do Laudo Médico, a fim de verificar se tem direito ao benefício.

Após esse procedimento, com data agendada, devem procurar a Casa do Cidadão, para o preenchimento do laudo de Isenção Tarifária da EMTU. Por último, os usuários das UBSs devem entregar o Laudo Médico e a documentação necessários para emissão da carteirinha de gratuidade do transporte interurbano na Casa do Cidadão. As próximas datas agendadas para atendimento são: 12/07, 09/08, 13/09, 11/10, 08/11 e 13/12, sempre das 9h às 12h, na Casa do Cidadão Nogueira Padilha. Na ocasião será feita foto do candidato e recolhimento dos seguintes documentos:

- Laudo de Isenção Tarifária da EMTU emitido na Unidade de Saúde;

- Relatório médico com o CID da patologia, emitido pelo médico que acompanha o paciente;

- Cópia de Laudo de Exames, como ressonância, tomografia, ultrassom, entre outros (quando for necessário);

- Cópia do RG do titular e cópia dos RG de seus acompanhantes quando houver necessidade pelo CID, sendo no máximo duas pessoas;

- Cópia de comprovante de endereço atual;

- Carteira de Trabalho, carnê de INSS, comprovante de recebimento de benefício do INSS tipo Auxílio-Doença, aposentadoria por invalidez ou LOAS para comprovar se a pessoa com deficiência trabalha ou não (somente a pessoa que não pode trabalhar devido à gravidade de sua deficiência tem direito ao benefício).

A relação das Unidades de Saúde credenciadas no município de Sorocaba está no site www.emtu.sp.gov.br[1], na página do “passageiro especial”. Para mais informações, o munícipe deve acessar o Portal da Prefeitura de Sorocaba (www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento[2]) ou ainda ligar no telefone 156.

Endnotes:
  1. www.emtu.sp.gov.br: http://www.emtu.sp.gov.br/
  2. www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento