Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/equipes-do-saae-trabalham-na-recuperacao-de-via-afetada/
Acessado em: 17/06/2024 - 10h11

Equipes do Saae trabalham na recuperação de via afetada por deslocamento de terra

Por: Daniela Custódio

Equipes do Serviço Autônomo de Águas de Esgoto (Saae), de Sorocaba, continuam os trabalhos de recuperação da Rua João Batista Machado, no bairro Júlio de Mesquita, onde foi registrado um grande deslocamento de terra nesta semana. De acordo com o diretor geral da autarquia, Mauri Pongitor, os serviços emergenciais prosseguirão no fim de semana, das 7h às 18h. “Nossa preocupação é com a segurança dos moradores e os trabalhos vão continuar de forma permanente para impedir que o solapamento atinja maiores proporções”, explicou o diretor geral.

O trabalho de recuperação da área está sendo feito com o apoio de três escavadeiras e oito caminhões. “Estão sendo construídas rampas para que as equipes possam acessar os locais que sofrerão intervenções. O ponto que entrou em colapso e que está mais próximo do asfalto já foi acessado. Ali será feita a remoção controlada do material superficial com o objetivo de diminuir a pressão do talude e estabilizar a área.

Também está sendo construída uma rampa para que se tenha acesso à a parte mais baixa do terreno, no fundo do vale. Esse acesso é fundamental pra que possam ser iniciados os trabalhos de recuperação do talude, que será feito paulatinamente da parte mais baixa para a mais alta. Será feita uma base sólida de pedra (matacão) e sobre ela o aterramento da área, compactando-se o solo em camadas.

A Defesa Civil está monitorando o local. Duas casas foram interditadas e uma das famílias decidiu ir a casa de parentes, enquanto outra está hospedada em um hotel com custos pagos pelo Saae Sorocaba, até que se viabilize o aluguel de uma casa, que também será custeado pela autarquia até a recuperação total da via.