ESPECIAL MULHERES – Mulheres representam 76% dos servidores municipais

Por: Marcelo Andrade

Maria, Vanessa, Viviane, Marina, Sandra, Mariana, Ingrid, Neide, Camila, Ana… Na Prefeitura de Sorocaba as mulheres não só têm seus direitos garantidos diariamente, como representam a maioria. Para se ter ideia, dos 9.383 servidores há 7.131 mulheres, o que representa 76% do total. A atual administração também conta com mulheres à frente de importantes secretarias: Saúde (SES), Marina Elaine Pereira; Planejamento e Projetos (Seplan), Mirian Zacareli; Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (SAJ), Ana Lúcia Sabbadin; Cidadania e Participação Popular (Secid), Suélei Gonçalves; Igualdade e Assistência Social (Sias), Cíntia de Almeida; além da Ouvidoria Geral do Município, Liliana de Jesus. O Fundo Social de Solidariedade (FFS), tem à frente a primeira-dama, Lilian Crespo.
Neste 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Sorocaba, por meio de suas secretarias, órgãos, Saae, Urbes e Parque Tecnológico, realizaram diversas ações para marcar a passagem dessa data. O prefeito José Crespo participou logo pela manhã de uma solenidade realizada no Salão de Vidro do Paço.
E, a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), por iniciativa do secretário e jornalista, Eloy de Oliveira, passa a publicar a partir de hoje uma série de reportagens denominada “Especial Mulheres”, sobre mulheres que estão à frente das secretarias municipais e que contribuem para o desenvolvimento de Sorocaba, além de ações e projetos que tratam desse tema.
“Oito de março Dia Internacional da Mulher o que significa não apenas a igualdade dos direitos entre esses gêneros, mas principalmente do empoderamento que a mulher moderna passou a ter, assumindo posições em todo o tipo de atividades econômicas e sociais”, destacou o prefeito José Crespo, que completou: “Meu respeito, minha gratidão a todas as mulheres, especialmente na data de hoje, embora o respeito e essa igualdade tenham que prevalecer em todos os demais dias do ano.”
Apesar das mulheres atuarem nas mais variadas áreas, autarquias e órgãos da administração municipal é na Secretaria de Educação onde a presença feminina tem maior representatividade, com 55% do total do quadro de servidores. Outra pasta onde as mulheres são maioria é a Saúde.
Maria de Lourdes Oliveira tem 50 anos, dos quais 30 deles como servidora da Secretaria da Educação. Ela organiza e faz o atendimento ao público que busca vagas em creches no Centro de Referência em Educação (CRE). “O Dia Internacional da Mulher representa muito para nós, pois nos remete à lembrança do quanto somos batalhadoras, aguerridas e amorosas naquilo que fazemos. As mulheres devem sempre lutar pelos seus diretos e batalhar diariamente por suas conquistas, mas sem perder suas características femininas”, afirmou.
Foi à frente de um cargo na carreira pública que Ana Cláudia Marques Soares, atuando na Secretaria de Planejamento e Projetos (Seplan), realizou – ou realiza, como ela faz questão de frisar – seu sonho. “Entrei aqui na Prefeitura em agosto do ano passado. Sempre quis trabalhar ajudando pessoas”, diz.

Tags:, ,