Espetáculo “Chica Boa” será encenado neste sábado na Biblioteca Infantil
Por: Fabiana Sorrilha
Foto: Felipe Pinheiro
A Prefeitura de Sorocaba, através da Secretaria de Cultura, promove neste sábado (28), às 19h, o espetáculode circo-teatro Chica Boa, encenado na Biblioteca Municipal Renato Sêneca de Sá Fleury.
A peça acontece no Rio de Janeiro, no bairro de Santa Teresa, onde dona Engrácia, uma velha rabugenta e autoritária, comanda à rédeas curtas seus familiares, sobretudo seu marido, o fraco e dominado Teodósio. A situação começa a mudar quando a jovem Chica Boa surge na família. Os ares renovadores trazidos por Chica, assim como seu misterioso passado, abalarão para sempre os pilares retrógrados sob os quais vivem a família.
A apresentação é gratuita e recomendada para maiores de 12 anos. A entrada será aberta meia hora antes do espetáculo. Vagas limitadas em 140 expectadores. A Biblioteca Infantil fica na Rua da Penha, 673 – Centro. Mais informações pelo telefone 3231-5723.
Projeto de Ocupação Artística
Em 2013, um coletivo de artistas, todos com pelo menos duas décadas de trajetória teatral, se lança em um projeto de ocupação artística.
O projeto se concretiza e, entre agosto de 2014 e fevereiro de 2015, a Ocupação do Riso ao Choro é finalmente realizada na Funarte de SP, através do grupo Família Campari.
Durante esse período o coletivo organiza, programa e cria espetáculos e oficinas ligadas à linguagem do palhaço, do melodrama, do teatro e da dramaturgia circense, atraindo um vasto público para suas atividades.
Para encerrar a Ocupação, como contrapartida, sob a forma de Circo Teatro, na linha da tradição circense nacional, é especialmente criada a comédia Chica Boa. Com vigorosa aceitação do público, o coletivo decide alçar novos voos com esse espetáculo. Deixa de se chamar Família Campari e passa a se chamar Núcleo Chica Boa, dando continuidade a difusão e circulação desse espetáculo e ampliando seus objetivos.
Sobre o autor
O carioca Paulo Magalhães (1900 – 1972) foi um autor bastante ativo no cenário teatral brasileiro da primeira metade do século XX. Sua comédia Chica Boa é uma das que foi montada e levada a diversos estados do Brasil por inúmeras companhias de teatro e de circo, além de ter tido adaptação para a TV.
O Núcleo Chica Boa recorre às situações simples e bem urdidas por Paulo Magalhães a fim de que a teatralidade da cena possa ser, como o gênero do Circo Teatro exige, “coescrita” pelo elenco de atores.
Encenação
O diretor Fernando Neves alia a tradição circense de sua família a seus estudos teatrais na ECA USP para desenvolver suas pesquisas em torno do Circo Teatro feitas nos dias de hoje. Diretor do grupo Os Fofos Encenam, Fernando tem profundo conhecimento da história do gênero teatral circense e de suas exigências cênicas. Sua presença no projeto da Família Camparini foi imprescindível para que o ritmo preciso, o humor de situação e a tipologia dos personagens estivessem presentes em Chica Boa.
Ficha Técnica
Texto Paulo Magalhães
Direção Fernando Neves
Ass. de Direção Kátia Daher
Elenco Eliana Bolanho, Flávio Pires, Guto Togniazzolo, Juliana Gontijo Luciana, Viacava, Nereu Afonso Vera Abbud.
Direção Musical Fernando Esteves
Figurinos e Visagismo Carol Badra
Cenografia Fernando Neves, Marcelo Andrade, Zé Valdir
Cenotecnia Zé Valdir
Iluminação Eduardo Reyes
Fotografia João Caldas e Ligiane Braga
Operação de som Kátia Daher
Operação de luz Rafael Araújo
Produção Eneida de Souza
Links da Peça
https://youtu.be/wO80Xd0s_to – release
http://youtu.be/i8cFpaw6oOU – peça na íntegra
Tags:Biblioteca, prefeitura, Projeto de Ocupação Artística