Estudantes da “Ossis” arrecadam mais de 1.700 livros no Galera Game
Por: Secom/Secid
Garrafas pet gerarão renda para APM, enquanto roupas serão destinadas a entidades
Uma competição em que todos aprenderam de uma forma divertida, exercitaram o trabalho em equipe, a tolerância, a cooperação e o envolvimento com a comunidade, e que teve a Escola Estadual “Prof.ª Ossis Salvestrini Mendes” como a grande vencedora. Esse é o balanço final do Galera Game, projeto do Selo Social 2019 que movimentou a unidade de ensino do Jardim Brasilândia entre os dias 7 e 11 de outubro. A mobilização dos cerca de 400 estudantes, professores, e respectivas famílias e amigos, resultou na arrecadação de aproximadamente 1.700 livros e revistas em quadrinhos, além de mais de 2 mil itens, entre garrafas pet e roupas.
Coorganizado pela Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid), o Galera Game envolveu atividades educativas e lúdicas, com temas ligados à cidadania; primeiros socorros; meio ambiente; inovação e tecnologia; esporte; cultura; motivação e qualidade de vida, dentre outros. Ao longo da semana passada, os participantes desenvolveram uma série de tarefas que somaram pontos para a definição dos vencedores. Dentre elas, houve a arrecadação dos 1.700 livros e revistas em quadrinhos, que passarão por uma triagem e ficarão na biblioteca da escola – os exemplares que excederem o espaço físico da sala serão destinados às bibliotecas comunitárias.
Os alunos também captaram doações de garrafas pet, cuja renda obtida com as vendas será destinada à Associação de Pais e Mestres (APM) da escola, e peças de roupas em bom estado, que serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) para doação a entidades assistenciais. A diretora da “Ossis”, Daniela Freitas, agradeceu aos estudantes pelo empenho demonstrado ao longo de toda semana e o apoio dos professores. “Foi um sucesso muito acima de qualquer expectativa. Uma semana de aprendizado, na qual praticamente não houve ocorrências disciplinares, e uns colaboraram com os outros, visando um objetivo em comum e manter um bom ambiente”, destaca.
Vencer obstáculos
O tema do Galera Game 2019 foi o universo do jovem bruxo Harry Potter, criado pela escritora inglesa J. K. Howlling. Durante o Galera Game, os cerca de 400 estudantes da “Ossis”, do 6.º ano do Ensino Fundamental ao 3.º ano do Ensino Médio, foram redistribuídos, independentemente da idade e turma, conforme as quatro casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts: Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal, com professores responsáveis por cada uma delas.
Enquanto a organização do projeto decorou os portões, a quadra e o pátio da escola, os estudantes puderam soltar toda a criatividade para decorar suas “casas” e produzir fantasias e adereços, usados durante toda a semana e exibidos em desfile no encerramento.
Para coordenadora pedagógica da “Ossis”, Marília Araújo – assumidamente fã da saga literária – esse foi primeiro desafio superado pelos alunos. “No primeiro dia, muitos reclamaram por serem separados dos amigos. Ao longo da semana, vimos estudantes de turmas diferentes trabalhando juntos para cumprir as tarefas e somar pontos na competição, o que possibilitou uma socialização entre todos”, ressalta. Cada turma, contou ainda com um estudante monitor, eleito pelos demais por votação. E, assim como em Hogwarts, ao longo da semana, os alunos receberam pontos por suas vitórias e perderam por suas falhas, por exemplo, não conservar o espaço limpo ou desrespeitar os demais competidores ou participantes.
De segunda-feira a sexta-feira, os adolescentes participaram de palestras, oficinas e produziram diferentes criações, por exemplo: maquetes de projetos de tecnologia; concursos de paródias e de composição musical corporal; jogos de perguntas e respostas sobre Harry Potter; um desafio (voltado às meninas) e uma exposição fotográfica (produzida pelos meninos) com o tema “Mulheres”; campeonato de “Quadribol” (queimada); dentre outras.
Premiações
Na sexta-feira (11), houve a somatória das últimas disputas e das pontuações obtidas ao longo da semana, para as definições das vencedoras da manhã, da tarde e da “Taça das Casas”, título concedido à campeã geral. A classificação final foi: 1.º lugar: Corvinal, com 4.148 pontos (2.298 pontos pela manhã e 1.850 pontos à tarde); 2.º lugar: Lufa-Lufa, com 3.483 pontos (2.152 e 1.331); 3.º lugar: Grifinória, com 3.440 pontos (1.981 e 1.559); e 4.º lugar: Sonserina, com 3.406 (1.724 e 1.559).
Como premiação, todos os alunos da “Ossis” farão uma visita gratuita à exposição Dinossauros do Brasil, no mês de novembro, no Sesi de Votorantim. Já os integrantes da Corvinal, além dos monitores das demais casas, farão uma visita monitora à Flex Live Smarter (desde que tenham tido frequência mínima de 50% na semana do Galera Game).
Desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba desde 2015, o Selo Social é uma iniciativa do Instituto Abaçaí que tem por objetivo mobilizar organizações do Poder Público, entidades civis, empresas e entidades não governamentais para viabilizar projetos sociais em diferentes municípios brasileiros. Sob coordenação da Secid, o ciclo 2019 do programa envolve 70 instituições públicas e privadas, responsáveis pela organização de projetos sociais nas áreas de meio ambiente, educação, inclusão, saúde, cultura, economia e urbanização.
Além da Secid, são organizadores do Galera Game: a Batuta Filmes; a Gávea Empreendimentos Culturais; a Flex Live Smarter; a Cia. Abayomi’n Dança Afro Brasileira; Associação Criança Feliz; Projeto Gold – Geração de Ouro; Alexandre Gonzales – Nutricionista Esportivo e Palestrante; Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades); e o Sesi Sorocaba.
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