Estudantes de Apiaí visitam exposição fotográfica “Refitando” no MHS
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Cerca de trinta alunos do 5º ano da E.M. “Profª Elisa dos Santos”, do município de Apiaí, visitaram na manhã desta sexta-feira (4), o Museu Histórico Sorocabano (MHS). Além de conferir o acervo do museu – que conta toda a história do surgimento de Sorocaba, seus moradores e personalidades – eles também prestigiaram a exposição fotográfica “Refitando”. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a mostra traz vinte obras fotográficas que dão a possibilidade do público observar elementos da natureza, como uma flor ou uma folha, ou até objetos presentes em nosso cotidiano, numa outra perspectiva.
Em duas salas do MHS os visitantes puderam conferir obras como a de Luís Gustavo Drigo, que utilizou um copo plástico com uma flor dentro para compor a imagem; ou a de Joelma Santos do Prado, que retratou uma pena. Já Elaine Cristina Pereira utilizou um pedaço de tronco de árvore para compor sua imagem; e José Neto fotografou uma romã.
A professora Simone Bezerra achou muito interessante a proposta da exposição. “Eles usaram o que está ‘morto’ e retrataram estes objetos de uma forma incrível. Esta especialmente me tocou bastante”, comentou se referindo a fotografia de Victor Henrique Xavier, que retrata uma folha seca e uma pétala vermelha.
A estudante Jaqueline Gomes dos Santos, de 11 anos, achou muito legal visitar o Museu Histórico e o Zoo de Sorocaba. “Não conhecia aqui. Adorei tudo, muito interessante, vi até uma escultura no museu”, afirmou a garota.
Sobre a exposição
“Refitando” é o desdobramento de um workshop de fotografia homônimo realizado em maio deste ano pelo Núcleo de Formação Cultural da Secretaria da Cultura no próprio Museu Histórico, com o fotógrafo José Neto, ganhador do Prêmio de Artes Visuais Flávio Gagliardi na categoria Fotografia com a obra “Refitar”.
O workshop teve como principal conceito a obra “Refitar”, de José Neto, na qual o artista volta seu olhar para aquilo que perdeu importância no ciclo de vida de consumo, buscando refletir sobre as muitas possibilidades, a princípio a estética, e também funções práticas como novos produtos. Uma contribuição para que o deleite estético possa motivar hábitos sustentáveis.
A partir da apresentação deste conceito por Neto, fotógrafos, artistas e estudantes realizaram uma atividade prática na qual coletaram diversos materiais – seguindo a ideia apresentada na obra “Refitar” – e fotografaram composições criadas por eles com o auxílio de José Neto.
Os artistas participantes são: Adriel Jorge Garcia Cândido Pereira, Angela Cristina Santos de Jesus, Carlos Eduardo Penteado de Camargo Oliveira, Cássia dos Santos Almeida, Dennery Vieira Máximo, Elaine Cristina Pereira, Elizete Garcia Cândido Pereira, Giovani César Confortini, Gyovanna Gonçalves Santos, Janaina Oliveira Santos, João Pedro Romero Salmazo, Joelma Santos do Prado, Karina Sayuri Uyehara, Leandro Gonçalves Lima, Luís Gustavo Drigo, Rodrigo Fedel Canavarro, Victor Henrique Xavier e Wellington de Almeida Nascimento.
“Refitando” fica em cartaz até o dia 22 de novembro e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 16h30, no Museu Histórico Sorocabano, que está instalado na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaizel, s/nº, Vila Hortência. Mais informações pelo telefone (15) 3227.2825.
Tags:Cultura, Museu Histórico