Expedição faz a tradicional descida do Rio Sorocaba

Por: Daniela Custódio

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Sorocaba), promove na manhã deste sábado (23), a partir das 9 horas, a tradicional descida de barco do rio Sorocaba, como parte das comemorações do Dia da Água e o Dia do Rio Sorocaba (22 de março). O prefeito José Crespo enfatiza o trabalho que o Saae vem desenvolvendo em prol do Programa Rio Sorocaba 100% despoluído. “Hoje, nossa cidade tem 96,45% de esgoto tratado e o rio Sorocaba tem vida, inclusive peixes, o que parecia impossível alguns anos atrás”, lembra o prefeito.

A descida terá início na rua da antiga Usina Cultural, na altura do Corpo de Bombeiros da Avenida Dom Aguirre. O grupo percorrerá o trecho entre a Ponte Padre Madureira e a ETE S1 (Av. Quinze de Agosto, 6.614/6.716), próximo ao Parque das Águas, num trajeto de aproximadamente 60 minutos.

Segundo o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, a atividade visa conscientizar a população sobre a importância da água, seu uso racional, recuperação da qualidade das águas do rio Sorocaba e preservação dos mananciais. “Temos que ter consciência de que a água é um dos nossos bens mais preciosos e não é infinita, por isso seu uso deve ser responsável”, enfatiza.

O RIO SOROCABA – Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.

É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, na Represa de Itupararanga. O rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

Muito mais por Sorocaba! 

Tags:,