Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/exposicao-na-av-dom-aguirre-vai-chamar-a-atencao-sobre-o-problema-do-descarte-inadequado-do-lixo/
Acessado em: 03/12/2024 - 04h41

Exposição na Av. Dom Aguirre vai chamar a atenção sobre o problema do descarte inadequado do lixo

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A partir de segunda-feira (dia 15), a população sorocabana poderá observar em dois pontos da Avenida Dom Aguirre alguns contêineres transparentes lotados de lixo. Trata-se da exposição itinerante “O lixo que você joga, um dia volta“, que estará em exibição na Praça Lions e no Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba (CEA Sorocaba), localizado em frente ao Poupatempo, e visa impactar as pessoas e sensibilizá-las sobre a importância de evitar o descarte inadequado de resíduos nas ruas, parques, praças da cidade.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade de Educação Ambiental faz parte da programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e permanecerá nestes locais até o dia 15 de julho.

O lixo jogado de forma irresponsável nas ruas e parques da cidade, além de sujar esses espaços impacta seriamente a fauna e a flora local e ‘volta’ de forma negativa para a população ao danificar o aspecto visual da cidade, exalar mau cheiro, atrair animais peçonhentos, entupir bueiros e propiciar os alagamentos. “Queremos promover a sensibilização dos munícipes sobre os impactos deste tipo de atitude e a Avenida Dom Aguirre é uma via de intensa circulação de veículos, o que potencializa seu impacto educativo, despertando o interesse da população sobre o tema“, destaca Clebson Ribeiro, secretário do Meio Ambiente.

A exposição foi criada a partir do lixo retirado de parques, de vias públicas e do rio Sorocaba, e consiste na disposição de uma parte representativa dos resíduos descartados incorretamente na cidade.

Ao todos serão cinco contêineres, sendo que cada um comporta dois metros cúbicos de lixo. Em cada recipiente há diversos tipos de resíduos, principalmente o lixo flutuante como garrafas pet, assento de privada, cabeça de boneca, sapato, entre outros. Ao lado da exposição, a Secretaria do Meio Ambiente também colocará faixas informativas.

A ideia da Secretaria do Meio Ambiente é que até o fim deste ano a exposição passe por mais pontos da cidade, como parques, praças e próprios municipais. Após o encerramento da exposição, todo o resíduo utilizado será destinado corretamente para a coleta seletiva e o aterro de inertes.