Exposição na Biblioteca Infantil lembrará participação feminina no Tropeirismo

 

 

Abertura, na manhã de sábado (7), também comemora o Dia Internacional da Mulher

 

Uma festa neste sábado (7), a partir das 10h, na Biblioteca Infantil “Renato Sêneca de Sá Fleury”, antecipa o Dia internacional da Mulher comemorado no dia 8 de março. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e a Academia Sorocabana de Letras (ASL) apresentam quadros do artista plástico Mário Mattos, que retratam a participação feminina durante o Tropeirismo, e banners da série “Recortes”, da artista plástica Célia Marcassa. O evento contará uma apresentação musical do grupo Entre Amigos e uma homenagem à presidente da ASL, Ana Maria Souza Mendes, primeira mulher a ocupar esse posto.

Os quadros que retratam a mulher tropeira foram selecionados entre os mais de trinta de autoria de Mário Mattos sobre o Tropeirismo e que integram o acervo da ASL. Artista plástico, jornalista e historiador, Mattos é um dos idealizadores da Semana do Tropeiro, sendo, inclusive, criador dos cartazes de divulgação do evento. Após morar em Sorocaba por muitos anos, vive hoje em Pelotas-RS, mas seus filhos ainda moram e mantém família por aqui.

Integrante da ASL e uma das idealizadoras da mostra, a professora Myrna Atalla Senise lembra que o Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade para relembrar a participação feminina durante o ciclo do Tropeirismo, muitas vezes relegada a segundo plano. “Muitas vezes, a mulher é lembrada somente como aquela que ficava esperando o retorno do marido por mais de seis meses. Na verdade, na ausência dos maridos, estas mulheres tomavam as rédeas cuidando da casa, das plantações, fazendo doces, entre outros serviços para manter a família e sobreviver. Muitas, inclusive, acompanhavam as tropas”, revela. 

 

Atrações variadas

 

A partir de sábado, os visitantes da Biblioteca Infantil também poderão conferir os banners da exposição “Recortes”, em homenagem à artista plástica Célia Marcassa (falecida em 10 de julho de 2014). No ano passado, as obras foram expostas no salão da Fundec. 

E para quem gosta de boa música, a atração será o grupo Entre Amigos, que há dez anos apresenta no local, todos os sábados, o melhor do chorinho e da MPB. 

A programação termina com uma homenagem à professora Ana Maria Souza Mendes, primeira mulher a presidir a ASL nos quase 33 de atividades da entidade. 

A Biblioteca Infantil se localiza na Rua da Penha, 673, Centro.  A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (15) 3231.5723. 

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,