Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/festa-do-dia-das-criancas-no-parque-dos-espanhois/
Acessado em: 21/02/2024 - 15h17

Festa do Dia das Crianças no Parque dos Espanhóis reúne centenas de pessoas

Por: Marcelo Andrade

Foto: Fernando Abreu

Evento contou com a participação da prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho

Um clima de festa, alegria e muita diversão. Foi assim o Dia das Crianças no Parque dos Espanhóis, na zona Leste de Sorocaba, evento que, organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) reuniu centenas de crianças e seus familiares. Além de um baile à fantasia, apresentação musical, brincadeiras e oficina de máscaras, quem foi ao local também participou de diversas outras atrações e atividades, entre as quais o uma oficina gratuita de plantio de ervas em garrafa pet, além de orientação sobre a proteção e o bem-estar animal.

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, também prestigiou o evento e participou de algumas das atividades, interagindo com as crianças. Os vereadores Hudson Pessini e Wanderley Diogo também estiveram presentes no evento. “É gratificante quando vemos essa integração da população nos espaços públicos, como hoje, por exemplo, reunindo centenas de crianças, famílias inteiras”, disse.

O secretário da Cultura, Marcel Stefano, ressaltou a programação teve o objetivo de oferecer um dia especial às crianças, promovendo diversão aliada a muita interação social, “permitindo que tenham contato com a cultura de forma leve e descontraída, ao mesmo tempo em que aproveitam uma tarde em família”.

Uma das principais atrações foi o baile à fantasia, que aconteceu no Salão do Parque dos Espanhóis. Branca de Neve, Homem-Aranha, palhaços, foram algumas das fantasias em que os baixinhos estavam caracterizados.  Quem não foi fantasiado pode produzir sua própria, numa oficina de máscaras. Foi o caso de Murilo Souza, de 9 anos, que, acompanhado pela mãe Sueli de Souza Medeiros, exibiu contente a máscara de um palhaço que produziu. Tudo ao som do quinteto musical “Foca na Pipoca”, que tocaram e cantaram desde cantigas populares como temas musicais de filmes de animação de Walt Disney, como ‘Moana’.

Na área externa do Parque dos Espanhóis, a Secretaria da Cultura e a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) disponibilizou diversos brinquedos, como cama elástica, mesa de pingue-pongue e pebolim, além de trave de futebol e de basquete. Outra atração foram os brinquedos inclusivos da Semes, como gangorra, balanço, tirolesa e skate, todos adaptados a pessoas com deficiência.

Na oficina de plantio em garrafa pet, as crianças puderam aprender a fazer uma horta de maneira não convencional, utilizando uma garrafa pet. A equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) disponibilizou ao público infantil em torno de 50 mudas de ervas, como hortelã, alecrim e erva-doce, plantas cultivadas no viveiro de mudas do Parque Natural “Chico Mendes”. Os participantes puderam levar a sua erva na garrafa pet para cultivar em casa.

Bruno de Souza, de 33 anos, levou a filha Lívia (de 8 anos) e o sobrinho Carlos (também de 8 anos) para se divertirem na festa. Acompanhado pela esposa Michele e da sogra Regina Auxiliadora, Bruno e a toda a família aproveitou para fazer um piquenique. “O dia está maravilhoso, assim como essa festa. As crianças estão adorando”, ressaltou Bruno.

Mais diversão neste domingo

E as atividades e brincadeiras como parte das celebrações ao Dia das Crianças continuam neste domingo (13), desta vez no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) “Prof. Flávio Vespasiano Di Giorgi”, no Parque das Laranjeiras. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a festa acontece das 13h às 17h e será de pura diversão.

A criançada vai ter um momento recheado de músicas e brincadeiras para todas as idades e, ainda, vai curtir  a apresentação do grupo de música infantil do projeto “Foca na Pipoca”. A intenção é a de levar às crianças um repertório musical alegre, que estimula a audição, a vontade de cantar, de brincar e compartilhar descobertas. O trabalho do “Foca na Pipoca” busca ampliar o conhecimento de mundo, as possibilidades de expressão e a imaginação da criançada por meio de músicas de vários estilos, indo da MPB até os clássicos da Disney, além de músicas temas de cinema do público infantil.

As crianças ainda poderão se divertir com pintura facial e outras brincadeiras. Participante da celebração, a comunidade local também levará alegria à garotada fornecendo cortes de cabelo, refrigerante e algodão doce.

O CEU das Artes está localizado na Rua Washington Pensa, 969, Parque das Laranjeiras. Outras informações podem ser obtidas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3239.3867.