Força Tarefa define detalhes de cerimonial para passagem da tocha
Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br
A Força Tarefa da Cidade (FTC) se reuniu na manhã desta sexta-feira (8), no Parque das Águas, para definir os últimos detalhes sobre o cerimonial do revezamento da Tocha Olímpica. O espaço abriga o destino final do evento, no dia 17 de julho, antes do artefato seguir viagem rumo a Tatuí (SP).
No encontro, representantes da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), Guarda Civil Municipal (GCM) e Urbes definiram o local para chegada do comboio, disposição de gradis de separação, posição de banheiros químicos para a população, áreas de estacionamento e espaço destinado para a imprensa, bem como assuntos ligados a segurança.
De acordo com o chefe de Divisão de Eventos Esportivos da Semes, José Renato Salia, todos os carros de apoio vão parar em uma das laterais do Parque, na Rua Professora Olímpia Prestes. “O último condutor da Tocha Olímpica entrará ao lado do teatro de arena, acompanhado apenas da Força Nacional de Segurança, por um caminho que será criado até o palco”, conta.
O chefe de Divisão de Operações e Inteligência da GCM, Ezequiel de Oliveira, destaca que as questões de segurança também são prioridade. “Nas tratativas com as forças de segurança foi montado um esquema especial para o evento, sendo garantido o cuidado com a passagem da tocha por todo o percurso, incluindo o interior do Parque das Águas, visando não só os condutores, mas também à população em geral”, afirma.
Sorocaba foi um dos 329 municípios selecionados pelo Comitê Olímpico para receber o revezamento da tocha no Brasil. A passagem pela cidade vai ser iniciada no bairro Campolim, às 8h01, coma chama transitando por vias que reúnem grande quantidade de pessoas e pontos históricos, como o Palacete Scarpa, o Mosteiro de São Bento e a Estação Ferroviária. O percurso tem distância total de 12,4 km. Cada condutor carregará o símbolo máximo do esporte por exatos 200 metros.
A FTC é formada por funcionários de secretarias municipais e autoridades de instituições de segurança, como Polícia Militar, Federal e Corpo de Bombeiros, selecionados para dar suporte a passagem do artefato pela cidade.
Música no revezamento
No dia da passagem da Tocha Olímpica por Sorocaba, o Parque das Águas receberá duas apresentações musicais. Antes da chegada do símbolo máximo do esporte, às 10h, o show promovido pelo SESC com apoio da Prefeitura ficará por conta da Banda Ôncalo, que apresenta o projeto de música instrumental “Brasil Rock 80”, com releituras de sucessos nacionais do ritmo da década de 1980.
Na sequência do acendimento simbólico da pira, quem assume o palco é o grupo Silver Rocks, que tocará títulos do pop rock internacional para os espectadores, das 11h às 12h.
Tags:Esporte, Tocha Olímpica