Funcionariando terá sessão de cinema no Paço
Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br
O convite para “pegar um cineminha” terá conotação coletiva neste sábado, dia 24, para 230 funcionários da Prefeitura de Sorocaba, do Saae e da Urbes. É que dentro das atividades de celebração do Dia do Servidor Público, a Comissão de Comunicação Interna (CCI), vinculada à Secretaria da Administração (Sead), preparou uma edição especial do ‘Cena de Cinema’. Projeto da Secretaria da Cultura (Secult) que existe desde 2007, desta vez a diversão cinematográfica que utiliza um telão gigante ao ar-livre e uma estrutura de som e acomodação para mais de duzentas pessoas será montada no estacionamento interno do Palácio dos Tropeiros.
A partir das 17h30, os membros da CCI recepcionam os convidados com a distribuição de guloseimas e pintura fácil para as crianças. A exibição será do filme “Operação Big Hero”, animação da Walt Disney Pictures, de 2014, e vencedor do Oscar de 2015.
“Nossa ideia foi fazer um momento família, no qual os funcionários pudessem trazer seus parceiros e filhos para participar das comemorações pelo seu dia. E cinema é quase uma unanimidade entre as pessoas. Um desenho divertido, é melhor ainda”, explicou Simoní Cristine Granizo Santos, uma das organizadoras do evento.
Além desta atividade, a CCI também promoveu um concurso interno de fotografia e de poesias, que teve a participação de quase quarenta servidores. O resultado poderá ser visto entre os dias 26 e 29 de outubro, quando uma exposição mostrará os melhores trabalhos. Também no último final de semana, um curso de automaquiagem reuniu quarenta funcionárias interessadas em conhecer as técnicas de embelezamento.
É big, é big
Regada a pipoca, a sessão de cinema com “Operação Big Hero” vai contar a história de Hiro Hamada, um garoto prodígio que, aos 13 anos, criou um poderoso robô para participar de lutas clandestinas, nas quais tenta ganhar um bom dinheiro. Seu irmão, Tadashi, quer que ele possa evoluir de forma mais útil e o leva para trabalhar no laboratório onde atua. O lugar, cheio de invenções, logo atrai Hiro, principalmente por conta de tantos amigos nerds que passa a ter. Mas, para convencer o professor Callahan de sua capacidade, Hiro terá que trabalhar muito e, diante das frustrações, será em Baymax, um robô inflável, que ele encontrará energia, alegria e muita aventura para chegar onde quer. A história se passa em San Frantokyo, uma mistura da estadunidense San Francisco e da cosmopolita Tóquio.
A animação segue o padrão Disney de qualidade, assim como a história exalta valores familiares e se posiciona a favor da ciência na eterna luta contra o capitalismo, por mais que o suposto vilão seja apresentado de forma um tanto quanto tendenciosa. Há também personagens carismáticos como Fred, um sem noção de bom coração. Entretanto, o grande charme da trama é mesmo o grandão Baymax.
“Esperamos que a diversão seja garantida e que seja uma noite de alegria e celebração”, disse Simoní Granizo.
Tags:Administração, Cena de Cinema, Cultura, Servidores