Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/funcionarias-da-urbes-conferem-palestra-sobre-o-cancer-de-mama/
Acessado em: 21/02/2024 - 15h02

Funcionárias da Urbes conferem palestra sobre o câncer de mama

Por: Mariana Campos – comunicacao@urbes.com.br

Programação também contou com sessão de acupuntura e maquiagem

 

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama (19 de outubro), a Urbes – Trânsito e Transportes ofereceu às suas funcionárias uma palestra sobre o câncer de mama e a importância da prevenção, com a psicóloga Maria Isis Barros Martins, voluntária da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. A ação visou apoiar o movimento mundial do Outubro Rosa e reuniu 40 colaboradoras da empresa pública, que ainda puderam participar de sessões de acupuntura e de maquiagem.

O Outubro Rosa tem como objetivo chamar a atenção da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma doença que afeta milhares de brasileiras por ano. A mamografia e o autoexame devem fazer parte da rotina, já que quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior é a chance de cura.

Durante o bate-papo, Maria Isis falou da importância da prevenção, do trabalho desenvolvido pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer e relatou histórias de pacientes. “Fico impactada com a desinformação da população em geral, seja da existência de entidades que realizam um trabalho nesta área na cidade e o desconhecimento que os homens também podem ter câncer de mama. Outra informação importante e as pessoas ficam surpresas quando ouvem é que 70 a 80% dos casos da doença não tem histórico familiar”, comentou a psicóloga.

Outra questão importante, segundo ela, é que ainda hoje poucas pessoas se cuidam. “Todos precisam se conscientizar da importância de hábitos alimentares saudáveis, prevenção, não ingestão de bebida alcóolica, não fumar e praticar atividade física regularmente”, destaca.

Maria Isis também convidou as funcionárias da Urbes a participarem da corrida e da caminhada  Pink do Bem, que acontecerá no dia 29 de outubro, às 7h30, no Parque das Águas. Mais informações do evento da Liga podem ser obtidas no link: https://sites.minhasinscricoes.com.br/3pinkdobem[1].

A auxiliar administrativa II, Janice Fernanda Soares, foi uma das funcionárias da Urbes que participou da palestra. “Gostei bastante. Não conhecia o trabalho da Liga”, contou. Com 35 anos de idade, Janice afirmou que se preocupa com a sua saúde e a cada seis meses vai ao médico e faz todos os exames de rotina. Após o bate-papo, ela ainda fez uma sessão de acupuntura.

 

Até o fim do mês

A fachada da sede da Urbes, localizada na rua Pedro de Oliveira Neto, no Jardim Panorama, está desde o dia 1º de outubro com uma iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa. Quem passar pelo local à noite durante todo este mês poderá conferir o apoio ao movimento mundial. Além da iluminação especial, o site da Urbes também ganhou um laço rosa, símbolo da campanha de conscientização sobre o tema.

 

Endnotes:
  1. https://sites.minhasinscricoes.com.br/3pinkdobem: https://sites.minhasinscricoes.com.br/3pinkdobem