GCM conta com dois armeiros na corporação

Por: Claudia Volpe – cvolpe@sorocaba.sp.gov.br

A licença foi concedida pela Polícia Federal após curso de capacitação técnica dos GCMs na montagem e desmontagem de armas de fogo

 

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM), passou a contar com dois armeiros na corporação, Eduardo Teixeira e Jorge Baccelli, foram aprovados nas provas teóricas e práticas da Polícia Federal, onde realizaram curso de capacidade técnica para a montagem e desmontagem de armas de fogo como revólver, pistola, carabina e espingarda.

A licença foi expedida pela Polícia Federal no dia 31 de Março de 2016, após avaliação para credenciamento dos GCMs como Armeiro (Mecânico de Arma de Fogo) e, a partir desta data, os GCMs poderão proceder à vistoria das instalações da oficina para verificação dos locais de guarda do armamento, dos equipamentos para conserto das armas e, se for o caso, do local designado para teste de disparo das armas de fogo, sem prejuízo da realização de vistorias inopinadas no exercício da fiscalização.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Benedito Zanin, a corporação vem seguindo, nos últimos anos, rigorosamente, as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança (SENASP), assim como do Estatuto do Desarmamento e do recente Estatuto Geral das Guardas Civis Municipais. “Por se tratar de uma corporação armada, onde tais equipamentos são controlados pelo Exército Brasileiro, requerendo dos agentes que as portam o devido treinamento de manuseio e conduta própria com as armas de fogo; inclusive, a manutenção periódica de tais equipamentos, o que demonstra a grande importância do credenciamento por mérito destes agentes, que, sem sombra de dúvidas, poderão colaborar muito mais com nossa instituição na busca incessante da melhor qualidade de condições de trabalho das suas polícias para a excelência na proteção comunitária do cidadão”, explicou.

Para o GCM Eduardo, a qualificação é um avanço para a Guarda Municipal e ter profissionais capacitados é uma conquista para administração pública da cidade. “Isso, para nós, é um avanço a favor da corporação, pois é um serviço especializado que agora pode ser feito por integrantes da instituição, o que consequentemente favorece a administração pública de Sorocaba”, destacou.

Já para o GCM Baccelli, a capacitação é uma oportunidade de contribuir mais com a corporação. “Há alguns anos percebi que poderia contribuir de uma forma diferente com a minha corporação e, desde então, passei a estudar mais profundamente sobre Armamento e Tiro. Após alguns cursos fui agraciado primeiramente com o Credenciamento de Instrutor de Armamento e Tiro e, agora, como Armeiro Credenciado, ambos pela Polícia Federal. Espero poder, de certa forma, fazer a diferença dentro da GCM nessa nova empreitada”, afirmou.

O curso de capacidade tem por objetivo cumprir o disposto na Portaria 2259/2011 do Departamento da Polícia Federal, a qual regulamenta o exercício da atividade de armeiro no Brasil.

Tags:, ,