Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/gramado-do-cic-passa-pelo-teste-da-chuva/
Acessado em: 05/03/2024 - 05h51

Gramado do CIC passa pelo teste da chuva

Por: Marcelo Adifa - mlribeiro@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

O Estádio Municipal Walter Ribeiro, o CIC, foi bastante elogiado após o primeiro jogo que sediou pelo campeonato paulista de 2017. Apesar das fortes chuvas que assolaram Sorocaba na semana passada e que teve seu ápice no dia 31 de janeiro, o gramado reagiu bem e o sistema de drenagem funcionou perfeitamente, permitindo condições de jogo à São Bento e Corinthians no último sábado (06/02). O gramado do CIC já havia sido criticado pelo péssimo estado e pela falta de condições de receber partidas.

Em outubro de 2016 o Esporte Clube São Bento e o Atlético Sorocaba estabeleceram um plano de ação para promover a troca da grama e os cuidados que possibilitaram que o São Bento pudesse jogar em um ambiente de qualidade. Vale ressaltar que pouco depois do acordo entre São Bento e Atlético, este último anunciou que não disputaria atividades ligadas ao futebol neste ano, tendo, porém honrado o compromisso feito com o São Bento.

Segundo Edmilson Chelles Martins, administrador do CIC, “os serviços realizados pelos dois clubes garantem a qualidade do gramado durante as atividades do São Bento nesse ano; o processo que usamos aqui é um dos melhores do Brasil”, destacou.

Durante os preparativos para o Campeonato Paulista foi feito um corte vertical na grama, acompanhado de uma poda drástica, a descompactação do solo e a aeração, mais o aditivo de componentes químicos para o fortalecimento das raízes da grama, o que facilita a drenagem.

O sistema aplicado no CIC é o mesmo que utilizado no Estádio do Morumbi, tendo sido testado primeiro em Sorocaba.

O secretário de Esportes e Lazer, Simei Lamarca, destacou o papel do CIC para a cidade. “É um estádio tradicional, precisamos fazer com que a população volte a se identificar com ele. O CIC é um símbolo de Sorocaba e merece ser bem cuidado, desde a sua estrutura, quanto o gramado, isso nossas equipes estão fazendo”, reforçou.