Grupo antitabagismo começa na próxima 6ª feira na UBS Cajuru
Por: Ana Carolina Chinelatto (Programa de Estágio) - Supervisão: Eduardo Santinon
Turma será composta por 15 pessoas e receberá atendimento por um ano. A cada mês um grupo novo será iniciado
As reuniões do grupo antitabagismo da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cajuru têm início na próxima sexta-feira (12). A primeira turma será composta por 15 participantes, que receberão atendimento por um ano. As sessões terão duração de aproximadamente 90 minutos, realizadas sempre às sextas-feiras, às 14h.
Conforme a coordenadora da UBS, Ana Paula Diegues, todos os meses abrirá uma nova turma. “Mais de 40 pessoas já se inscreveram; 15 vão participar dessa primeira turma e o restante ficará na espera para a próxima, no mês que vem”, explica. De acordo com ela, os grupos se reunirão simultaneamente, mas todos terão duração de um ano.
O grupo faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e é custeado pelo Ministério da Saúde. “Todo material que será utilizado é bancado pelo Ministério da Saúde, inclusive os medicamentos. A Prefeitura não terá despesa alguma”, ressalta.
A própria coordenadora, uma enfermeira, um psicólogo e uma médica fizeram o curso de capacitação e estão aptos a conduzir o grupo. Ana Paula conta que o número de encontros diminuirá gradativamente. “No primeiro mês as reuniões acontecerão uma vez na semana; no segundo serão quinzenais e, a partir do terceiro, vamos nos encontrar apenas uma vez.”
Na primeira reunião, os participantes deverão responder um questionário e, a partir das respostas, os profissionais poderão definir o tratamento de cada um. “Já no primeiro mês entraremos com a medicação. Os encontros são semanais para que a gente acompanhe e forneça mais medicamento. A intensidade do tratamento poderá variar a cada participante”, frisa.
A proposta é entender por que se fuma e como isso afeta a saúde, mostrar como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e os benefícios obtidos depois de parar de fumar.
Inscrições
Como todos os meses será aberta uma nova turma, a coordenadora da unidade explica que as inscrições não terão data para acabar. “Os interessados podem vir na UBS qualquer dia para deixar o cadastro. Eles ficarão na lista de espera e, assim que abrir uma vaga, ligaremos comunicando.”
Para se inscrever, o interessado deve comparecer à UBS Cajuru, das 7h às 17h. A unidade fica na Avenida Paraná, 3.719, no Cajuru.