I Festival de MPB da Pastoral do Menor reúne 174 crianças e adolescentes
Nesta quinta e sexta-feira (dias 23 e 24), a partir das 19h30, será realizado o I Festival de Música Popular Brasileira da Pastoral do Menor de Sorocaba. O evento ocorrerá no Centro Arquidiocesano de Pastoral (CAP) e contará com a participação de 174 crianças e adolescentes que interpretarão músicas de grandes compositores brasileiros, como Luiz Gonzaga, Djavan e Milton Nascimento.
De acordo com a Pastoral do Menor, o festival tem como objetivo valorizar o desenvolvimento das crianças e adolescentes, despertar ainda mais o interesse delas pela arte e pela música de qualidade, além de divulgar o trabalho desenvolvido pela Pastoral do Menor para toda a comunidade sorocabana.
As crianças e adolescentes envolvidas no festival são integrantes dos projetos Molecada, Desafio Jovem e Jovem Cidadão que frequentam as aulas de música nos bairros Ana Paula Eleutério, Nova Esperança, Parque Manchester, Jardim Ipiranga, Parque das Laranjeiras, Brigadeiro Tobias, Parque São Bento e Parque Esmeralda.
Os interessados em prestigiar o festival devem entrar em contato pelo telefone (15) 3212.1965. O CAP está localizado na Avenida Eugênio Salerno, 60, no Centro.
Parceria com a Prefeitura de Sorocaba
A Pastoral do Menor de Sorocaba atende a mais de 2 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em alguns bairros da cidade. Os projetos Desafio Jovem e Jovem Cidadão, além do Primeira Chance, são realizados em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
A proposta do Primeira Chance é atender aos jovens na faixa etária de 17 e 18 anos, que estão em risco social, com o objetivo de ajudá-los a obter uma colocação no mercado de trabalho. Para isso, o programa oferece cursos profissionalizantes, palestras motivacionais, apoio escolar e auxílio no preparo de documentação e encaminhamento de currículos. Além disso, o programa desenvolve a responsabilidade social do jovem, com a prática de ações comunitárias nos bairros.
O Jovem Cidadão tem como objetivo auxiliar os jovens de 15 e 16 anos na estruturação de um projeto de vida, incluindo o resgate da autoestima, noções de cidadania, permanência ou retorno à escola, motivação para o protagonismo e empreendedorismo, preparação para o mercado de trabalho, encaminhamento de curriculum, trabalho dos vínculos familiares, prevenção às drogas, DST/Aids, gravidez, entre outros. Eles também participam de palestras motivacionais e de orientações profissionais, além de promover ações sociais na comunidade.
Já o Desafio Jovem atende adolescentes de 13 a 15 anos. Lá, eles são preparados para a inserção em atividades comunitárias (mutirões de limpeza de espaços públicos, campanhas de saúde, campanhas de cidadania). Além disso, eles recebem noções de profissionalização, resgate de autoestima, atividades esportivas, passeios culturais, entre outros.
Tags:Cultura, Cultura, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Social, MPB, MPB, Pastoral do Menor, Pastoral do Menor