Indicadores que avaliam ações de desenvolvimento econômico-sociais colocam Sorocaba em destaque

Por: Marcelo Andrade

Ao longo dos últimos dois anos, graças às ações, programas e investimentos implementados pela atual administração, Sorocaba tem apresentado importantes e significativos avanços nos mais variados serviços prestados à população. E tais investimentos tem refletido diretamente nos indicadores que medem ações de desenvolvimento econômico-sociais. Ações de governo cujos números e rankings, medidos por órgãos públicos, privados, entidades de classe e ONGs, alguns internacionais, colocam a cidade à frente de capitais e importantes cidades do País, no que se refere à qualidade de vida, potencial de consumo, importação e exportação, geração de renda, ações culturais, entre outros.

O mais recente indicador em que cita Sorocaba como destaque foi publicado no dia 21 de janeiro deste ano pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat). Nele, pela 6ª vez consecutiva na gestão do prefeito José Crespo, a coleta de lixo em Sorocaba apresentou melhora no índice de satisfação e atingiu “alto grau de satisfação”. O serviço, de responsabilidade da Consórcio Sorocaba Ambiental, fechou o ano avaliado como “ótimo” ou “bom” por 85% dos entrevistados. Em abril do ano passado, Sorocaba já havia sido considerada vice-líder no ranking de melhor Limpeza Pública, entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. Com essas informações, a Indsat constatou o serviço de coleta de lixo em Sorocaba recebeu “Alto Grau de Satisfação”. O levantamento ouviu 400 moradores.

As ações desenvolvidas no governo José Crespo certamente contribuíram para este resultado, entre elas, está a implantação do programa, ‘Cidade Bonita’, um serviço especial de coleta de resíduos sólidos e de bens inservíveis, e de revitalização de áreas degradadas que atende aproximadamente 100 áreas por mês. Outro grande projeto que fez diferença na limpeza pública foi a ‘Conteinerização’, onde foram implantadas aproximadamente 11 mil unidades de 1 mil litros. No fim de 2017 foi implantada a ‘Varrição Mecanizada, que garante maior produtividade na limpeza em vias extensas.

Qualidade de vida, formalizações e consumo…

Um mês antes, ou seja, em dezembro, o mesmo instituto avaliou Sorocaba, com base em entrevistas realizadas com a população dos 10 maiores municípios do Estado, como a 2ª melhor em Qualidade de Vida. Só ficou atrás de Indaiatuba, na região de Campinas.

Já não é mais novidade que Sorocaba investe arduamente no avanço da economia da cidade. A prova disso foi a conquista do 6° lugar na categoria “Tamanho da Economia Criativa”, realizado pela Endeavor Brasil, que colocou a cidade a frente de capitais como Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Natal. De acordo com o estudo, divulgado em outubro do ano passado, fatores como o investimento municipal, a infraestrutura oferecida pela cidade, os empregos gerados dentro do tema e o tempo de crescimento dessa nova forma de economia foram relevantes para que Sorocaba fosse comparada com capitais como o Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis.

Com uma adesão cada vez maior à fibra óptica, Sorocaba também tem se tornado referência em velocidade de navegação na internet. Não à toa, a cidade aparece como a segunda com maior percentual da população com acesso à internet rápida, num ranking que avaliou as 32 principais e maiores cidades do país, também elaborado pela Endeavor.

Outro destaque de Sorocaba está nas formalizações. Em uma escala estadual, Sorocaba ocupa a 5ª colocação geral dos municípios que mais formalizam no Estado de São Paulo se comparado com municípios com menos de um milhão de habitantes, e a 2ª maior formalização efetiva do Estado. Para se ter ideia, o Espaço Empreendedor (EE), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), da Prefeitura de Sorocaba, registrou de janeiro a novembro de 2018, um total de 6.751 formalizações de Microempreendedores Individuais (MEI’s), um aumento de 37,38%, comparado com as 4.914 formalizações realizadas no mesmo período de 2017. Pela amostragem individual, o número de formalizações realizadas no mês de novembro do ano passado – um dos melhores meses de 2018 -, somou 611 novos empreendedores junto ao espaço, o que representou um crescimento de 42,76%, em relação a novembro de 2017.

No começo de 2018, a cidade de Sorocaba apareceu com destaque na página principal da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), pelas ações que vem promovendo para a melhoria da população. O município é membro do organismo internacional que congrega mais de 400 cidades dos cinco continentes e que são classificadas com o conceito de Cidades Educadoras.

Sorocaba aparece como a 7ª cidade do Estado de São Paulo com maior potencial de consumo, segundo ranking elaborado pelo IPC Maps, da IPC Marketing Editora. Os sorocabanos, segundo o estudo, consumiram ao longo de 2018 cerca de R$ 18 bilhões.

Outro indicador divulgado recentemente coloca Sorocaba como a 33ª  entre as 150 maiores cidades brasileiras no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), que avalia os melhores municípios para se viver após os 60 anos. A pesquisa, realizada pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), revela as atuais condições das cidades, tendo em vista sua capacidade de atender às necessidades básicas de vida, destacadamente dos adultos mais idosos. A primeira do ranking entre os municípios mais populosos é Santos, com 433.565 habitantes. O estudo também avalia 348 cidades menores, com menos de 100 mil habitantes, e pelo menos 50 mil habitantes. Segundo o Instituto, a composição geral dos rankings da pesquisa é baseada em sete variáveis: indicadores gerais, cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho e cultura e engajamento. Cada variável é obtida conforme múltiplos indicadores individuais.

“Nossa administração tem trabalhado intensamente para proporcionar um serviço público cada vez melhor, assim como a implementação de investimentos voltados à geração de emprego e qualidade de vida dos sorocabanos. Esses indicadores são extrema importância, pois nos indicam que estamos no caminho certo, mas temos que fazer muito mais por Sorocaba”, destaca o prefeito José Crespo.

Muito mais por Sorocaba!

Tags:, ,