Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/indice-de-chuvas-esta-51-abaixo-do-esperado-para-o-periodo/
Acessado em: 29/11/2022 - 15h39

Índice de chuva está 51% abaixo do esperado para o período

Por: Gabriela Almeida (programa de estágio), Supervisão de Rodrigo Alcântara

Foto: Felipe Pinheiro - fpinheiro@sorocaba.sp.gov.br

A Defesa Civil de Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Segurança (SESDEC) da prefeitura divulgou um balanço sobre a quantidade de chuvas na cidade, avaliada dentro do Plano Verão que teve início no dia 01 de dezembro de 2017 e segue até dia 31 de março de 2018. De dezembro até agora, choveu 615,8 milímetros,  o volume é 51% menor do que a média registrada nos últimos 5 anos, que é cerca de 1.260 milímetros para o mesmo período.

Considerando que falta pouco mais de um mês para o fechamento do Plano Verão 2017/2018, pode-se afirmar que as chuvas na cidade não ultrapassarão a média, segundo a Defesa Civil do município. Baseado nos índices registrados até agora, a expectativa sobre a média anual para a cidade deve ser de 2.300 milímetros, porém este número pode mudar durante o decorrer do ano.

Ainda de acordo com a SESDEC, as regiões que receberam o maior volume de chuvas nesse começo de ano foram os bairros do Éden, Brigadeiro Tobias e Bairro dos Morros.

O coordenador da Defesa Civil, Davi Dutra, explica que a Defesa Civil de Sorocaba entra em estado de atenção quando o volume de chuvas no município atinge 60 milímetros no acumulado de 3 dias, desta forma, é extremamente importante que a população esteja atenta. A partir desta quantidade de água, podem ocorrer inundações, alagamentos ou mesmo deslizamento de solo, desta forma, qualquer pessoa, ao perceber situações de riscos iminentes, como surgimento de trincas ou rachaduras em imóveis e/ou sinais de movimentação de terra em encostas onde existam moradias, devem orientar para deixarem o local imediatamente e acionar a Defesa Civil para a vistoria. O telefone da Defesa Civil é o 199.