Intervenção visa valorizar 60% da população que circula no Centro a pé

Por: Comunicação Urbes

Uma ação da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade e da Urbes-Trânsito e Transporte, iniciada no último dia 16, vem causando mudanças no comportamento da população que circula pelo Centro da cidade. Uma Intervenção temporária, que tem como principal objetivo a valorização de pedestres, foi implantada em 255 metros da rua da Penha. De acordo com uma pesquisa realizada pela equipe da Educação para o Trânsito, 60 % da população que circula pelo Centro vêm de transporte coletivo e consequentemente circula a pé. Com calçadas mais largas, as pessoas têm mais mobilidade e comodidade. Os dados revelam ainda que, durante uma hora, o número de pedestre que passa pelo local chega a 2 mil.
Cones fixos foram implantados delimitando as vagas que eram destinadas aos veículos e uma pintura verde sinaliza que neste tempo, aquele espaço é dos pedestres. O projeto temporário está localizado no trecho entre os cruzamentos das ruas Miranda de Azevedo, Padre Luiz e Coronel Benedito Pires e segue até o dia 05 de março. Esta ação faz parte do Programa de Alargamento das calçadas e é baseado no Plano Municipal de Mobilidade. “Dois quarteirões ficam com características dos modernos e confortáveis centros de cidades que são referências no mundo, onde a população frequenta cafés, lanchonetes e lojas”, declara o secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Alberto Fioravante.
As premissas do Programa de Alargamento de Calçadas consistem em desenvolver proteção, diversidade, versatilidade, atratividade, conectividade, resiliência e sustentabilidade. Juntos, eles corroboram direta e indiretamente para a melhoria do espaço público, ambiental e econômica do espaço urbano. Estes critérios estão implícitos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e mudam o conceito hierárquico da mobilidade, colocando o pedestre na posição mais importante das prioridades.
O Projeto de Intervenção Temporária é realizado também em conjunto com as secretarias municipais da Conservação, Serviços Públicos e Obra (Serpo); Planejamento e Projeto (Seplan); Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema); Cultura (Secul) e Esportes e Lazer (Semes), assessoradas pela empresa Stúdio K e Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).Atividades culturais também fazem parte da Intervenção e devem trazer ainda mais movimento ao Centro. Entre a programação estão: música, exposições, e atrações na biblioteca municipal.

Confira a programação das atividades culturais:
20/02/19 – Projeto Guri
21/02/19 – Exposição de Quadros
22/02/19 – 14h às 16h –  Flavio Galoro (música)
23/02/19 –  Nicole – Caligrafia Chinesa
24/02/19 – 16h ás 17h- Escola de Samba 28
26/02/19 – 9h e às 14:30h -Projeto Guri (música)
27/02/19 –  exposição de quadros
28/02/19 –  exposição de quadros
01/03/19 -10h às 12h -Flavio Galoro (música)
02/03/19- Biblioteca Infantil
04/03/19 – exposição de quadros
05/03/19 – exposição de quadros
(Em caso de chuva, programação sujeita a mudanças)

Saiba mais:
Projeto de ampliação temporária das calçadas segue no Centro

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/projeto-de-ampliacao-temporaria-das-calcadas-segue-no-centro/

mpliação experimental de calçada valoriza pedestres no Centro

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/ampliacao-experimental-de-calcada-valoriza-pedestres-no-centro/

Muito mais por Sorocaba!

Tags:,