Laudo vai avaliar qualidade asfáltica de acesso à Marginal
Por: Letícia Campos
A rede Barbosa Supermercados, responsável pela obra de abertura de um acesso da Avenida Pereira da Silva à Avenida Dom Aguirre, solicitou a uma empresa que avalie e apresente laudo técnico da qualidade do asfalto naquele local, visando a continuidade das obras realizadas até agora. O novo acesso é resultado de uma ação mitigatória da instalação do supermercado da rede, nas imediações; portanto, não acarreta custos à Prefeitura.
A obra foi embargada pelos fiscais da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), na semana passada, sob a alegação de que o asfalto instalado não aguentaria o fluxo de veículos na região. A verificação laboratorial acontecerá nesta terça-feira (22) e a equipe da Serpo irá acompanhar. Se o laudo constatar que o pavimento está de acordo com as normas da DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o obra continua.
Segundo a Serpo, a massa asfáltica aplicada no novo traçado do acesso, na última quinta-feira (17), foi espalhada “manualmente com rastelo, com auxílio de uma retroescavadeira e compactado apenas com um rolo chapa liso pequeno”. Pelo memorial descritivo da obra, a massa asfáltica deveria ser espalhada com “vibro acabadora e compactada com rolo pneus e rolo chapa”.
A Serpo explica que devido ao alto fluxo de carros e tráfego pesado na Marginal, a compactação do asfalto deve atender o que preconiza os órgãos reguladores, as normas da DNIT e ABNT.
Tags:Serpo, servicospublicos