Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/lemures-passam-amanha-por-check-up-no-zoo-de-sorocaba/
Acessado em: 21/07/2024 - 03h59

Lêmures passam amanhã por check-up no Zoo de Sorocaba

Por: Comunicação Secom / Sema

O Zoológico de Sorocaba é o único a abrigar lêmures em todo território brasileiro

Amanhã (30), a partir das 8h, no Setor de Veterinária do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, ligado à Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará um check-up de duas fêmeas e um macho de lêmures-de-cauda-anelada que chegaram ao Zoo em dezembro de 2012 oriundos do Attica Zoological Park, da Grécia. O Zoo de Sorocaba é o único a abrigar esta espécie em todo território brasileiro.

Os representantes desta espécie têm, aproximadamente, sete anos de idade e encontram-se há quase sete anos no zoológico da cidade. Os lêmures são primatas endêmicos de Madagascar, uma ilha do continente africano, aonde vivem em florestas que vem sendo destruídas pelo homem.

Como a população de lêmures vem diminuindo a cada ano, a espécie está situada como próxima à vulnerabilidade, segundo a classificação da Iucn (União Internacional para a Conservação da Natureza), fato que comprova a importância da manutenção destes animais em cativeiro.

A dieta principal destes animais consiste em folhas, frutos, flores e insetos e, em cativeiros, são fornecidas frutas variadas, folhas verdes e insetos, como: grilos, baratas e tenébrios provenientes do biotério.

A atividade desses animais é diurna. A cauda, longa e peluda, é utilizada na comunicação entres os indivíduos do grupo. Os lêmures ficaram populares em 2005, com o lançamento do filme “Madagascar”, onde dançam e cantam o refrão “eu me remexo muito!”.

“Cada vez mais o Zoo de Sorocaba mostra seriedade e não mede esforços para garantir a saúde e qualidade de vida dos animais que ali habitam”. Comenta o titular da Pasta, Jessé Loures.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454

 Muito Mais por Sorocaba!