Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/livro-sim-de-eliete-della-violla-sera-lancado-no-sabado/
Acessado em: 13/08/2022 - 01h15

Livro ‘Sim’, de Eliete Della Violla, será lançado no sábado

Por: Secult

A obra foi viabilizada com recursos da Linc

A escritora, designer gráfica e artista visual Eliete Della Violla lançará neste sábado (1º de junho), às 19h, o livro de poesia “Sim”, viabilizado com recursos do edital 2018 da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc). O evento ocorrerá no Pupa Eventos Criativos e contará ainda com a participação especial de Pêu Ribeiro e Natalie Mess, que farão uma interpretação musical de alguns poemas, enquanto Eliete conduzirá uma intervenção artística.

A publicação conta com 20 poemas escritos nos últimos dois anos por Eliete, que tratam de temas como o corpo e sua existência física e poética; a gênese da matéria e da vida; a vida e a morte; o feminino; e até versos de um prisma bem íntimo à poeta, seu avô Guaracy. Além dos escritos, o livro ainda conta com ilustrações e projeto gráfico de Eliete. Os desenhos foram produzidos a partir de carimbos artesanais feitos a partir de borracha escolar.

“Sim” é dividido em duas partes que se inter-relacionam e marcam dois períodos da produção da artista: “Primeira Onda”, no qual ela anotava num caderninho seus lampejos criativos: sejam eles palavras ou desenhos; e a “Segunda Onda”, na qual as poesias nasceram em um período em que a artista empreendia longas caminhadas pela cidade e depois, chegando em casa, lançava seus versos na máquina de escrever.

Eliete tem 27 anos e começou publicando seus escritos em um blog em 2008 e, a partir de 2017, começou a produzir zines e participar de feiras gráficas realizadas em Sorocaba e região. “Tenho uma ligação muito forte com a palavra. A poesia foi o primeiro acontecimento artístico que me ocorreu na vida, quando eu ainda nem sabia o que era poesia, o que era literatura, o que era arte. Isso já vai fazer dez anos. De lá pra cá, muita coisa aconteceu, outras manifestações se somaram, mas nunca parei de escrever”, explica a artista.

A coordenação editorial do projeto é da artista e Doutora em Letras, Talita Annunciato, além da produção-executiva de Andressa Moreira, fotografia de divulgação de Camila Fontenele, trabalhos de social media de Emiliana Maia e assessoria de imprensa de Juliana Simonetti.

O livro será comercializado no dia do evento por R$ 30 (interessados também podem adquirir a publicação no site http://elietedellaviolla.com/sim/[1], em valor promocional de pré-venda, por R$ 25). O Pupa Eventos Criativos está localizado na rua Aparecida, 569.

 

Muito mais por Sorocaba!

 

Endnotes:
  1. http://elietedellaviolla.com/sim/: http://elietedellaviolla.com/sim/