O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, ligado à Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizou na quinta-feira (4), um check-up na loba-guará que vive no Parque há três anos. A loba foi batizada de “Nicole” e chegou com dois meses de idade, resgatada. O procedimento faz parte da rotina dos animais que vivem no Zoo, para a garantia da sobrevivência da espécie e qualidade de vida dos animais.
Foram realizados exames de ultrassonografia e ecocardiograma, além de exames clínicos de rotina. “A loba avaliada está em ótimo estado de saúde”, comenta o médico veterinário, André Costa, funcionário do Parque.
“O Zoo não mede esforços para garantir a saúde e qualidade de vida dos animais que ali vivem, e conta com uma equipe de profissionais qualificados para atender todas as demandas”, ressalta Jessé Loures, o titular da Pasta.
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. É um animal típico do Cerrado, pode ser encontrado também em regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai.
Apesar do grande porte e do título de “lobo”, é tímido, solitário e praticamente inofensivo, preferindo manter distância de populações humanas. Usa as presas para se alimentar de pequenos animais, como roedores, tatus e perdizes, além de frutos variados do Cerrado, como o araticum e a lobeira, nome popular de uma planta da família das Solanáceas. Os frutos da lobeira agem como vermífugos para o lobo-guará, daí seu nome popular.
É um animal de hábitos crepusculares, percorrendo grandes campos nos fins de tardes e durante as noites. Nessa rotina, costuma cruzar estradas onde muitas vezes é atropelado. A ampla fragmentação dos remanescentes de Cerrado faz com que animais tenham que deixar refúgios de matas para se alimentar e reproduzir, tornando-se vítimas de automóveis e caçadores.
Conforme o chefe de seção de Biologia e Veterinária, Felipe Cardoso, “o Zoo de Sorocaba além da função de preservar as espécies que estão ameaçadas de extinção, para a garantia da biodiversidade genética, tem funções primordiais como a educação ambiental e a pesquisa científica”.
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Teodoro Kaisel, nº 883, na Vila Hortência, e está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.
Muito Mais Por Sorocaba!