Mães do “Ginástica no Parque” visitam Brigadeiro Tobias

Por: Roberto Menna – trmenna@sorocaba.sp.gov.br

 

A comemoração do Dia das Mães do projeto Ginástica no Parque reuniu, na manhã desta segunda-feira (9), frequentadores dos quatro parques onde acontecem as aulas semanais – Formosa, Ipiranga, das Águas e Vitória Régia – para um evento único no Centro Esportivo “Joaquim Martins”, em Brigadeiro Tobias.

Durante a atividade aeróbica, os técnicos da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes) realizaram exercícios com mais de 160 pessoas – mães, em sua maioria – transmitindo noções de alongamento e demais desafios de baixa e média intensidade.

O encontro no próprio municipal também contou com uma caminhada até o casarão histórico de Brigadeiro Tobias, que abriga um museu tropeiro. A apresentação das relíquias foi feita pelo tropeiro Álvaro Augusto, seguida por um café da manhã, organizado pelas próprias alunas, a título de confraternização.

De acordo com Maria Lara Vasques, frequentadora da ginástica no bairro há 18 anos, as atividades servem não somente para a prática esportiva, mas para integração social de pessoas de todas as faixas etárias. “Muita gente vem para conversar e ter integração social. Nosso grupo tem mães, avós e até bisavós”, conta.

O programa Ginástica no Parque faz seis eventos especiais durante o ano, reunindo todos os alunos dos programas. Além do Dia das Mães, também são realizadas atividades de Carnaval, Dia da Mulher, Outubro Rosa, Natal e a Festa Junina, que será o próximo encontro do grupo, marcado para o final de junho, ainda sem local definido.

O programa Ginástica no Parque é realizado nos Parques Ipiranga, Vila Formosa, Vitória Régia e das Águas. Destinado para a população em todas as faixas etárias, recebe o público na parte da manhã, a partir das 6h45. Já no período da tarde, as aulas acontecem depois das 18h15.

Sobrevivente do Holocausto

Dentre as praticantes da aula do “Ginástica no Parque” desta segunda-feira, esteve a russa Raíssa Prelipko, 79 anos, sobrevivente do Holocausto, assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus que aconteceu na Segunda Guerra Mundial, por meio de um programa de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista, liderado por Adolf Hitler. Dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, cerca de dois terços foram mortos durante o período.

Após uma infância difícil, por conta da guerra, veio para o Brasil aos 11 anos e há 21 vive em Brigadeiro Tobias. Desde que chegou ao bairro, participa da ginástica promovida pelo centro esportivo local, sendo dona da carteira de registro número 001. Segundo Raíssa, sua condição física se deve pelas aulas das quais participa semanalmente. “Estou chegando bem aos 80 anos, e por causa da ginástica”, revela, declarando amor ao Brasil e ao povo acolhedor de Brigadeiro Tobias.

 

Tags:, ,