Meio Ambiente leva contação de história e pintura ao CEI-73
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença
O tema trabalhado foi arborização urbana
Cerca de cem crianças de até três anos de idade, matriculadas no CEI “Matilde Gavin” (CEI-73), participaram na manhã desta quarta-feira (02) de uma atividade ambiental envolvendo contação de história com fantoches e oficina de pintura corporal. Promovida pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a atividade teve por objetivo trabalhar o tema Arborização Urbana junto a esse público que ainda não tem idade para participar dos plantios oferecidos pela Secretaria.
A garotada ouviu atenta ao conto “Juca e a árvore”, de autoria de Carolina Barisson, funcionária da Secretaria do Meio Ambiente, que aborda a relação de um menino com uma árvore. Juca era um garoto que morava ao lado de uma praça e que todos os dias cuidava de uma pequena planta que havia ali. Um dia a planta cresceu e se tornou uma árvore grande e bonita, que presenteou o garoto e todas as pessoas do bairro com sombra, frutos, flores e ar puro. Além da contação de história, as crianças receberam a pintura de uma árvore nas mãos e nos braços.
De acordo com Carolina Barisson, para cada faixa etária são utilizadas estratégias diferentes de conscientização. “Como eles são muito pequenos adotamos a contação de história para tratar este tema. Fizemos de uma maneira bastante colorida para chamar a atenção delas”, explica.
A iniciativa deu continuidade ao Programa “Sorocaba Cidade da Biodiversidade”, que está implantando “Refúgios da Biodiversidade” às margens do lago e do córrego do Parque da Formosa, localizado próximo à unidade escolar. No dia 20 de agosto foram plantadas oitocentas mudas de árvores nativas naquele Parque, numa ação que envolveu cerca 1.110 alunos de escolas municipais e estaduais localizadas no entorno da área.
Os refúgios da biodiversidade são áreas estratégicas destinadas à restauração ecológica no ecossistema urbano, criando um ambiente adequado tanto para o desenvolvimento de espécies arbóreas quanto para a proteção e alimentação de exemplares da fauna que habitam estes locais.
No dia 21 de agosto, alunos do CEI-73 ainda participaram de um plantio na própria unidade. Elas plantaram mudas de ipê e pitanga no gramado da escola.
Tags:Educação Ambiental, Meio Ambiente