Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/meninas-de-11-a-13-anos-devem-receber-a-segunda-dose-da-vacina-contra-o-hpv/
Acessado em: 19/05/2024 - 05h05

Meninas de 11 a 13 anos devem receber a segunda dose da vacina contra o HPV


 

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Área de Vigilância em Saúde, lembra que meninas com idades entre 11 e 13 anos, que tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) e que ainda não receberam  a segunda, devem procurar qualquer uma das 31 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, durante horário de funcionamento de cada uma delas, para se imunizar.

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), Renata Guida Caldeira, é necessário tomar a segunda dose da vacina para que a menina fique protegida. Por isso, ela lembra que, se garota que tinha 13 anos de idade quando tomou a primeira dose e completou 14, também deve se dirigir até a UBS mais próxima de casa para tomar a segunda dose da vacina. Renata informa ainda que, as meninas que não tinham 11 anos em março, mas que agora têm e não receberam a primeira dose, devem também procurar uma UBS para se imunizar.

A procura pela segunda dose da vacina contra o HPV está baixa em Sorocaba. De acordo com o primeiro balanço divulgado nesta quinta-feira (11) pela VE, até quarta-feira (10), apenas 647 meninas tinham sido vacinadas na cidade, o que representa 4,75% da população alvo.

Sobre o caso das 11 garotas de Bertioga (SP) que foram levadas ao hospital depois de receber a segunda dose da vacina contra o HPV, o Ministério da Saúde se manifestou por meio de uma nota informativa, afirmando que “todas as vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguras e passam por rigorosos controle de qualidade” e que “a vacinação deve continuar em todo o país”.

“É importante que as meninas recebam a segunda dose da vacina para completar o esquema de imunização que previne, principalmente, contra o câncer de colo de útero”, completa Renata.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida na VE Sorocaba, pelo telefone 3339-9232, ramal 9281.