Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/modulo-de-bicicletario-sera-utilizado-para-educacao-ambiental/
Acessado em: 15/06/2024 - 11h27

Módulo de bicicletário será utilizado para educação ambiental

O módulo do bicicletário instalado na Av. Dom Aguirre, em frente ao Poupatempo, passará a ser utilizado para atividades de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). O início das atividades está marcado para o dia 22 de março, quando é celebrado o Dia Mundial da Água.

Conforme destaca o secretário Clebson Aparecido Ribeiro, os trabalhos da nova unidade serão voltados à população em geral. No local serão realizadas atividades de orientação e conscientização dos sorocabanos por meio de exposições, palestras, oficinas, tour pelo rio e ainda atendimento à população para esclarecer dúvidas com relação ao meio ambiente de Sorocaba.

Inicialmente, o espaço contará com apenas um funcionário efetivo da Sema e mais quatro estagiários que farão o atendimento aos cidadãos. Além disso, durante dois dias da semana e nos fins de semana, técnicos da área de educação ambiental do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) estarão no local para falar e orientar o público sobre o tema. 

O novo espaço de educação ambiental de Sorocaba funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos terá programações especificas para o público. “O objetivo desse projeto é levar informações à população, além de ser uma base da área de educação ambiental da Secretaria. Haverá exposição permanente sobre o Sorocaba, funcionando como uma espécie de pequeno memorial do Rio”, explica o secretário.

Com esse trabalho, a expectativa é atender em torno de 400 pessoas semanalmente, orientando a população em relação a temas como água, biodiversidade, resíduos, rio Sorocaba. No local também serão distribuídos mudas de árvores e desenvolvidos projetos como o Tour do Rio 

Sorocaba, Via Viva e Oficinais diversas. 

Os demais módulos bicicletários não locados serão utilizados pelo Fundo Social de Solidariedade que, por meio de chamamento público, cederá os espaços para os artesãos de Sorocaba, que poderão expor e vender seus produtos. O objetivo é o de incentivar, valorizar e promover o trabalho artesanal local por meio dos módulos localizados no Parque Ipiranga, no Largo do Rosário e ao lado ponte da Rua 15 de Novembro.