Monoclub e Rock Tie no “Viva a Praça” deste domingo

 

A banda Monoclub é a atração deste domingo (28), a partir das 11h, na edição do “Viva a Praça” no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim. Representante do folk brasileiro, o grupo faz um resgate das raízes encontradas em Almir Sater e Renato Teixeira, fundindo o contemporâneo às influências do country americano de artistas como Wilco e Willie Nelson. Com o auxílio de instrumentos marcantes, o Monoclub traz uma sonoridade peculiar, envolvente e comovente.

Alimentando o cenário folk do interior paulista por meio do projeto Roda-Folk, onde acontecem shows intimistas e periódicos, o Monoclub tem atraído mais adeptos para essa cultura marcante.

Nesse caminho, Fabio Baddini (vocal/viola), Bruno Orefice (vocal/sanfona), Bruno Peretti (guitarra), Dilson Sartori (baixo) e Lucas Marx (bateria) seguem resgatando a cultura caipira envolta na estética do mundo atual, revelando uma sonoridade peculiar e envolvente. 

A banda tem dois singles lançados – “Sua Parte é o Risco” (2012) e “Devolução” (2013). Este último projeto gravado inteiramente ao vivo, com clima de terra batida e viola, mas com uma influência moderna, que atualiza a sonoridade. O trabalho traz duas músicas, “La Revolución” e “Segunda Folk” e atenta para as diversidades, dificuldades e o amor, sob um olhar caipira, ora folk, ora raiz, ora rock. No ano passado, o Monoclub apresentou seu mais recente trabalho, o videoclipe da música “La Revolución”, que une o contexto antigo de confronto físico aos anseios e solidões do mundo moderno.

Uma das estratégias desenvolvidas pela banda para alimentar o cenário folk são as já tradicionais “rodas-folk”, shows intimistas organizados para atrair cada vez mais adeptos a essa cultura marcante. A banda fez diversas participações em festivais e concursos como o Planeta Terra 2012. Mais recentemente trouxe para o interior o troféu do Prêmio Dynamite 2013, na categoria Revelação. 

 

Música ao entardecer

 

A partir das 16h, no Parque das Águas, a banda sorocabana Rock Tie se apresenta no palco da Secretaria da Cultura (Secult). Com apenas dois anos de formação, a Rock Tie surgiu da reunião de amigos de trabalho que se encontravam aos sábados, num estúdio de gravação, para aliviar o estresse e descontrair tocando e cantando.

Sob a influência de nomes clássicos do pop e do rock’n’roll, como Steppenwolf; Creedence; Yes; Peter Frampton; Deep Purple; Ramones, Pink Floyd e Nirvana do cenário internacional e de representantes nacionais como o Capital Inicial; Legião Urbana; Titãs, Matanza e Jota Quest, a banda mostra um repertório empolgante dos anos 1980 e 90, surpreendendo e emocionando a plateia.

As apresentações públicas começaram em alto estilo, com a Rock Tie abrindo os shows da Belantines, após  convite do baterista Wagner Casagrande, que assistiu a um dos ensaios.

A Rock Tie é composta por Sandro – Vocal; Matheus Paes – Guitarra Solo; Tó Carrano – Guitarra Base, Zé Roberto – Baixo e Renato Paes – Bateria. 

 

Tags:, , , , , , , , , , ,