Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/mostra-fotografica-conta-das-coisas-da-prefeitura-na-visao-do-4o-and/
Acessado em: 23/05/2024 - 12h10

Mostra fotográfica conta das coisas da Prefeitura na visão do 4º andar

Por: Secom

Foto: Assis Cavalcante

Circular diariamente pelo Paço Municipal traz dividendos emocionais para uma boa parcela dos servidores públicos. E é isso que os funcionários do Serviço de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba (Secom) mostram a partir desta sexta-feira (19) no andar térreo do prédio instalado no Alto da Boa Vista.

Pela lente particular de jornalistas, fotógrafos, publicitários e até pessoal administrativo, cem fotos mostram ângulos, cores e personagens diversificados dos dias do Palácio dos Tropeiros na exposição “4º Olhar”.

O material foi produzido ao longo deste ano, de forma individual, e acabou dando corpo à ideia de homenagear Sorocaba pela passagem dos seus 362 anos e, pontualmente, celebrar o Dia Mundial da Fotografia – 19 de agosto. “Todos os dias a gente faz uma foto aqui de cima, quando está chegando pela manhã, na vinda de uma pauta. Enfim, há sempre alguma coisa que nos chama a atenção”, conta o fotógrafo Assis Cavalcante, um dos idealizadores da mostra.

Com um jardim privilegiado no quarto andar da Prefeitura e onde uma casinha-comedouro atrai bandos de sanhaços, saíras, sabiás e bem-te-vis, além de ter uma pequena horta e uma linda touceira de manjericão, o espaço acabou se tornando ponto principal dos cliques dos profissionais. “É um prazer enorme tirar uns segundos e observar esses bichinhos se alimentando das frutas que trazemos. Ou ver as abelhas em festa nas flores do manjericão. Nosso jardim é nosso grande cenário”, conta a jornalista Tânia Franco.

Para o diretor de Imprensa, Marcel Stefano, esses pequenos detalhes do dia são capazes de promover maior interação entre os colegas e fortalecer os laços necessários para um trabalho de equipe. “Esses momentos da busca das imagens inusitadas são essenciais para quebrar nossa rotina e aliviar a tensão inerente à prática diária do jornalismo”.

Além dos passarinhos, também morcegos frugívoros se fartam no alimento colocado todos os dias.

A exposição foi bancada pelos próprios servidores e tem o apoio da Secretaria da Educação (Sedu), que cedeu os expositores. A intenção é manter as imagens no Paço até o final do mês de agosto. “Saímos de uma ideia para chegar a um presente. Um presente que oferecemos aos próprios colegas de Prefeitura e ao público que circular por aqui. Pra gente, é muito bacana ver o quanto ficam felizes em reconhecer ou conhecer os cantinhos do Paço por meio de nosso olhar”, comentou a chefe de Gabinete do Poder Executivo (GPE), Ivana Back.

“4º Olhar” pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Prefeitura de Sorocaba fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista