Museu Histórico Sorocabano reabre nesta sexta-feira, com nova exposição sobre arte popular

O Museu Histórico Sorocabano (MHS), administrado pela Secretaria Municipal da Cultura (Secult), retoma suas atividades normais nesta sexta-feira (16) com uma nova exposição que pode ser visitada pela população. Seguindo o mesmo conceito da mostra anterior “A Mão do Povo Sorocabano”, a exposição temporária “A Arte Popular no Museu Histórico Sorocabano” enfatiza o saber empírico dos artistas populares de diversas regiões do Estado de São Paulo, principalmente de Sorocaba.

O objetivo da exposição é mostrar ao público a importância da arte popular, que não é hierarquicamente inferior à arte erudita e, muitas vezes, está mais próxima do cotidiano da população.

De acordo com Daniella Moreira, museóloga da Secult, costuma-se chamar de arte popular no Brasil a produção de objetos artísticos feitos por pessoas sem o saber acadêmico, ou seja, sem ter frequentado escolas de arte. “Por isso, muitas vezes, a Arte Popular foi considerada pelos ‘eruditos’ como um artesanato, não levando em conta o valor estético e artístico que os artistas do povo apresentam em suas obras”, explica.

A exposição, que ocupará três salas do museu, pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30. O MHS fica dentro da área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, Vila Hortência.  Para entrar no museu, é necessário pagar a entrada do zôo.

 

Serviço

Endereço: Rua Teodoro Kaisel, 883, Vila Hortência.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h30

Ingressos: R$ 2,50 (crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos) e R$ 5 (a partir de 15 anos); Menores de 10 anos, pessoas acima de 60 anos e pessoas com necessidades especiais não pagam.

Informações: (15) 3227.5454 -http://zoo.sorocaba.sp.gov.br

 

Tags:, , ,