Museu Histórico Sorocabano será aberto especialmente no Dia Internacional dos Museus
Às segundas-feiras, os museus são tradicionalmente fechados ao público
Nesta segunda-feira (dia 18), durante a celebração do Dia Internacional dos Museus, a Prefeitura de Sorocaba vai abrir especialmente o Museu Histórico Sorocabano (MHS) à população, das 9h às 16h30. Na ocasião, o público poderá conhecer o acervo do espaço, inclusive com a monitoria da equipe da Secretaria da Cultura (Secult), e também conferir as obras de arte da exposição temporária “A Arte Popular no Museu Histórico Sorocabano”. A entrada será gratuita.
Promovida pela Secretaria da Cultura, a atividade abre a programação da 13ª Semana Nacional dos Museus – “Museu para uma sociedade sustentável”, que tem como proposta desenvolver uma série de ações educativas que terão como principal objetivo estimular a reflexão e a discussão sobre sustentabilidade, sociedade sustentável e como esses temas aparecem na produção da arte contemporânea.
De acordo com a Secretaria da Cultura, a visita monitorada vai apresentar ao público os espaços do museu e proporcionar uma viagem no tempo e na vida da cidade de Sorocaba. No local, por exemplo, as pessoas vão receber informações sobre a arquitetura do imóvel construído em 1780, sendo um legítimo exemplo da arquitetura colonial, com paredes externas em taipa de pilão e internas de taipa de mão.
Durante a atividade, eles também vão conhecer quem foram os ilustres moradores do casarão. O último foi Joaquim Eugênio Monteiro de Barros – conhecido como Quinzinho de Barros. Além disso, o público vai conhecer o acervo do MHS, que conta toda a história do surgimento do município e seus moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e desenvolvimento não só da cidade como do país.
Os visitantes poderão conferir o acervo nos seguintes ambientes: Arqueologia e Pré-História; Cestaria Indígena; Acervo da Fábrica de Ferro de Ipanema, História da Bandeira (História da Fundação de Sorocaba); História da Família Joaquim Eugenio Monteiro de Barros e a Passagem Secreta; Sala da Marquesa (Louça e Móveis da Época).
Durante a visita ao MHS, o público também terá a oportunidade de conhecer a exposição temporária “A Arte Popular no Museu Histórico Sorocabano”, que ocupa três salas do museu e enfatiza o saber empírico dos artistas populares de diversas regiões do Estado de São Paulo, principalmente de Sorocaba. No local podem ser vistos utilitários como vasos, jarras, moringas e até esculturas.
O Museu Histórico Sorocabano está instalado na área interna do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaizel, s/nº, Vila Hortência. A entrada é gratuita e será feita pelo portão do MHS.
Tags:Cultura, Cultura, Dia Internacional dos Museus, Museu Histórico, Museu Histórico