Mutirão de cirurgias começa neste sábado na Santa Casa

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

A Santa Casa de Sorocaba inicia neste sábado (29) um mutirão de cirurgias. Os atendimentos fazem parte de uma estratégia de ampliação de procedimentos cirúrgicos eletivos lançada pelo Ministério da Saúde. Ao aderir à ação, Sorocaba teve a aprovação para realizar 810 cirurgias até o fim do ano. Os pacientes começaram a ser contatados no início de julho para dar início aos exames e procedimentos pré-operatórios. Serão realizadas cirurgias de hérnia, vesícula e retirada de útero.

O mutirão atenderá pacientes da cidade e da região, conforme regulação do Estado, por meio do Departamento Regional de Saúde (DRS-16). A distribuição das vagas será proporcional à população e a expectativa é de que até 25% dos atendimentos sejam para sorocabanos. Os recursos federais serão destinados a Sorocaba, por meio do Fundo Municipal de Saúde para custeio dos procedimentos. O agendamento das cirurgias será feito além da rotina cirúrgica da Santa Casa, com os profissionais do próprio hospital que receberão por procedimento.

A realização do mutirão foi viabilizada pela portaria nº 1.294, do Ministério da Saúde que define a estratégia de ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos no âmbito do SUS para o exercício de 2017. A portaria é de 25 de maio deste ano e a partir dela foram destinados R$ 54,2 milhões de recursos para cirurgias no Estado de São Paulo.

Através do DRS-16, Sorocaba foi contemplada com R$ 1.139.772,89 para atendimento da cidade e da região e fez a adesão ao programa selecionando os procedimentos que podem ser feitos na Santa Casa local. Pelo documento que oficializou a adesão, serão realizadas 240 cirurgias de vesícula, 210 de retirada de útero e 360 cirurgias de hérnia.

Tags:, ,