Mutirão do Novembro Azul atende quase 700 pacientes em dois dias
Por: Marcelo de Almeida Júnior - marcalmeida@sorocaba.sp.gov.br
Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou o mutirão do Novembro Azul na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”. O evento ocorreu nos dias 23 e 30 de novembro, das 8h às 17h, e 692 pacientes foram atendidos. O atendimento foi exclusivo a pacientes que já aguardavam na fila de espera.
De acordo com a SES, foram oferecidas consultas urológicas, proctológicas, dermatológicas e odontológicas. Além de ultrassons de próstata, pequenas cirurgias e cirurgias de vasectomia. Para o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, a iniciativa foi de extrema importância à saúde do homem. “Planejamos esse mutirão de dois dias para atender aproximadamente mil pacientes com o foco maior no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Além do atendimento, nosso objetivo foi conscientizar e sensibilizar os homens sobre esse tema”, explica o secretário.
Ainda segundo o poder Executivo, medidas têm sido adotadas para otimizar a fila de espera pelos procedimentos. Atualmente, a fila de biópisia de próstata encontra-se praticamente zerada e houve aumento na oferta de ultrassons de próstata. Nos dois dias de mutirão houve 263 faltas.
Números e diagnosticados
Sorocaba até o momento realizou 13 mil consultas urológicas através da Policlínica e o Ônibus Azul. Além de efetuar um total de 592 cirurgias de vasectomia e 399 biópsias de próstata.
No ano de 2019, Sorocaba diagnosticou 84 pacientes com câncer de próstata e encaminhou os mesmos para iniciarem o tratamento oncológico pelo Estado. Em 2018, 120 homens foram diagnosticados com a doença na cidade.
Tags:Saúde