NOTA OFICIAL – SANTA CASA

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba informa que tem realizado todos os esforços, em parceria com a Secretaria da Fazenda (SEF), para manter em dia o pagamento dos médicos e dos demais funcionários que atuam na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba.

Todos os médicos estão com salário em dia. Nesta sexta-feira (12), um total de R$ 1,4 milhão foi pago a uma parcela de médicos (que ainda existia algum atraso), referente a uma pendência de, no máximo, 20 dias de trabalho. Quanto aos outros funcionários da instituição, todos estão com os salários rigorosamente em dia.

A SES esclarece, ainda, que não procede a informação veiculada pela imprensa de que há profissionais médicos vinculados à Santa Casa e que estão com salários atrasados há dois meses, bem como de que são reutilizados materiais hospitalares pela instituição.

Segundo a pasta, em momento algum o sindicato da categoria procurou o setor para debater tais assuntos. Optou por ir diretamente buscar holofote na imprensa, dando conotação política ao caso; medida que gera insegurança na população quanto ao atendimento oferecido pela rede pública municipal.

A SES lembra que a Santa Casa é o principal hospital de Sorocaba,  respondendo por 70% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS) no município e que, devido a essa importância, está sob requisição da Prefeitura até o dia 31 de dezembro de 2016.

Destaca ainda que a Santa Casa não tem relação alguma com problemas decorrentes do Plano Santa Saúde e demais atendimentos particulares, vinculados atualmente à Irmandade Santa Casa, onde há em seu quadro de diretores pessoas que respondem a inquérito policial por associação criminosa, falsidade ideológica e peculato, referente ao período em que essa entidade anteriormente gerenciou a Santa Casa.

Tags:,