Novos leitos de pediatria atendem 27 pacientes em cinco dias
Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Bruno Corrá
No período, 80% dos casos que deram entrada no Gpaci são de crise respiratória aguda
O prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, assinou na manhã desta sexta-feira (01) o termo de convênio para a instalação e funcionamento dos 08 novos leitos no Hospital do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), para atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS). O novo espaço entrou em funcionamento na última segunda-feira (27) e, desde então, 27 pacientes já foram nele atendidos.
Para a reforma, adequação do espaço e aquisição de equipamentos para os novos leitos, a Prefeitura se utilizou de emendas impositivas, no valor total de R$ 375 mil, dos vereadores José Francisco Martinez e Maurício Rodrigues da Silva (Muri de Brigadeiro). Quanto ao convênio com o Gpaci, a nova instalação vai custar à Prefeitura R$ 271,1 mil ao mês.
“É fundamental, ainda mais nessa época do ano em que há mudanças de temperatura, e com isso os problemas respiratórios aumentam”, destaca Pannunzio. Na oportunidade, o prefeito visitou as novas instalações, em companhia do presidente do Gpaci, Carlos Camargo Costa, e de demais membros da diretoria da instituição, além do secretário da Saúde Francisco Fernandes e do gestor da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Leste, Francisco Alcoléa Neto.
Pannunzio ressaltou a importância em ampliar o convênio com o Gpaci e que a implantação de novos leitos possibilita maior tranquilidade no atendimento das demandas, que são muitas. “Fico feliz de constatar que aqui as crianças são atendidas como se estivem nos melhores hospitais de qualquer país.”
Os leitos contribuem, principalmente, para desafogar demandas nas UPHs Zona Oeste e Zona Leste, e da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Éden, responsáveis pelo atendimento de urgência e emergência em pediatria. O município mantém ainda no Gpaci, referência no município para atendimento desse público, 22 leitos de enfermaria e 05 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Tags:Pediatria, Santa Casa, Saúde