Novos leitos do PS da Santa Casa têm índice de ocupação de 85%
Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Dos 30 novos leitos implantados para o atendimento aos pacientes de emergência do Pronto-Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, 85% deles têm sido ocupados diariamente, em média. O novo espaço entrou em funcionamento na última sexta-feira (1º). Os leitos dão vazão à demanda, principalmente nesse período de inverno, quando ocorre maior procura devido às doenças respiratórias.
Nesses novos espaços, o paciente recebe atendimento humanizado, em ambiente confortável, assistido pelo corpo clínico do hospital, cuja instituição está sob gestão a Prefeitura de Sorocaba. Dos 30 leitos, três são para isolamento.
Segundo a direção do hospital, a agilização do processo de atendimento, a partir da entrada em funcionamento desses leitos adicionais para atender a retaguarda do Pronto-Socorro, desafoga a demanda das Unidades Pré-Hospitares (UPHs) e Unidades de Pronto-Atendimento (Pas), que encaminham novos pacientes.
Ao chegar aos novos leitos, o paciente tem dois caminhos: ou recebe alta ou é encaminhado para internação, que pode ser na própria Santa Casa ou outro hospital que tenha leito disponível, conforme determinado pela Central de Regulação de vagas. Vale destacar que a Santa Casa não atende no sistema porta aberta, ou seja, todos os atendimentos devem ser feitos pelas unidades de emergência (UPHs, PAs ou UPA do Éden).
Para prestar esse atendimento extra, a Santa Casa contratou equipes temporárias de médicos e enfermeiros. De acordo com a direção do hospital, cada paciente internado custa, por dia, em média R$ 1.100,00. Os novos leitos operam até o final do mês de agosto.
Tags:Santa Casa, Saúde