Número de casos confirmados de dengue sobe para 4.030

 

 

Saúde apresenta cronograma das ações

 

Desde o início do ano até o dia 24 de fevereiro foram confirmados 4.030 casos de dengue em Sorocaba. Os números atualizados da doença foram apresentados na tarde desta quarta-feira (25), durante a entrevista coletiva semanal sobre o tema, pelo secretário municipal da Saúde, Francisco Antônio Fernandes, e a diretora da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (SES), Daniela Valentim dos Santos. Eles também divulgaram o cronograma das ações de nebulização e de retirada de criadouros do mosquito transmissor – os chamados arrastões – para os próximos dias.

Excepcionalmente nesta semana, o Boletim Epidemiológico da Dengue e Chikungunya não foi publicado em razão de problemas de exportação de dados no site do DataSUS. O Ministério da Saúde informou que está trabalhando para a solução do problema.

Desta maneira, nesta semana não foi possível dividir os casos confirmados por regiões das áreas de abrangências 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade (como é feito usualmente) e nem separá-los por autóctones e importados. A Vigilância em Saúde da SES acredita que o boletim volte a ser publicado semanalmente na próxima semana.

De acordo com Fernandes, do total de casos confirmados, 2.821 foram através de sorologia e 1.209 por meio de critério clínico e vínculo epidemiológico. Desde que foi decretada situação de emergência no município, a coleta de sangue para a realização de sorologia, custeada com recursos públicos, passou a ser feita de forma amostral.

O secretário informou que há, até o momento, cinco óbitos que podem ter sido causados pela doença e que estão sob investigação (três tiveram sorologia positiva e dois sorologia negativa em exames realizados pelo Laboratório Municipal de Análises Clínicas – Labac), aguardando confirmação do laboratório Adolfo Lutz, na capital.

O único caso de óbito confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz é o de uma paciente de 57 anos, já divulgado no boletim anterior.

 

Nebulização

 

A Divisão de Zoonoses da SES, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Sucen) já está realizando ações de nebulização com inseticidas por meio dos novos nebulizadores adquiridos pelo município e que funcionam acoplados em caminhonetes. As ações ocorrem sempre das 19h às 22h, desde que não haja chuva ou ventos fortes nos horários programados, fatores que atrapalham a aplicação do inseticida.

A orientação da Zoonoses para os moradores dos bairros que recebem a ação de nebulização é que as residências devem estar com as portas e janelas abertas para que o produto adentre as casas e faça o efeito necessário.

Caso haja recém-nascidos, pessoas alérgicas e/ou acamados que não puderem sair de suas residências, os mesmos devem permanecer em cômodos fechados por um período de 40 minutos após a nebulização.

Veja onde acontecerão as ações de nebulização e arrastão nos próximos dias:

 

Quinta-feira (26) – Central Parque

Sexta-feira (27) – Parada do Alto 

Segunda-feira (2) – Nova Sorocaba e Nova Esperança

Terça-feira (3) – Nova Sorocaba e Nova Esperança

Quarta-feira (4) – Nova Esperança e Nova Esperança

Quinta-feira (5) – Central Parque, Vila Gabriel e Jardim Maria do Carmo

Sexta-feira (6) – Parada do Alto, Vila Gabriel e Jardim Maria do Carmo

 

 

Arrastões (das 8h30 às 16h)*

 

Quinta-feira (26) – Vila Helena, Vila Assis e Vila Fiori

Sexta-feira (27) – Vila Helena, Vila Assis e Vila Fiori

Segunda-feira (2) – Itapemirim, Barcelona e Vila Melges

Terça-feira (3) – Itapemirim, Barcelona e Vila Melges

Quarta-feira (4) – Itapemirim, Barcelona e Vila Melges

Quinta-feira (5) – Itapemirim, Barcelona e Vila Melges

Sexta-feira (6) – Itapemirim, Barcelona e Vila Melges

 

* Se chover as ações não são realizadas.

Tags:, , , , , , , ,