Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/o-escafandro-e-a-borboleta-esta-no-filmes-cult-nas-quartas/
Acessado em: 05/03/2024 - 05h20

“O Escafandro e a Borboleta”  está no ‘Filmes Cult nas Quartas’ desta noite

Por: Joyce Souza da Conceição (Programa de Estágio) Supervisão: Janaína Oliveira
Foto: Divulgação

O público apreciador da sétima arte pode assistir, nesta quarta-feira (25), ao filme franco-estadunidense “O Escafandro e a Borboleta” (2007). A oportunidade acontece a partir das 19h, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, dentro do projeto “Filmes Cult nas Quartas”. A entrada é gratuita.

Com iniciativa da Academia Sorocabana de Fotografia Cinema e Vídeo, o projeto conta com a curadoria de Cleiner Micceno e parceria da Secretaria da Cultura (Secult), responsável por sediar o espaço onde a sessão é realizada. A proposta é oferecer ao público acesso tanto aos filmes clássicos quanto aos trash movies (filmes de baixo orçamento) que foram cultuados pelo público e pela crítica.

Após a sessão será realizado um bate-papo com intuito de gerar debate sobre o longa apresentado e despertar o pensamento crítico dos espectadores, que podem opinar sobre aspectos do filme e trazer à tona questões que se relacionam com o cotidiano.

Baseado em fatos reais, o filme dirigido por Julian Schnabel conta a história de Jean-Dominique, editor da revista Elle e um apaixonado pela vida, mas que subitamente sofre um derrame cerebral. Quando acorda, descobre que desenvolveu a Síndrome do Encarceramento na qual o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo.

Dialogando sobre a incapacidade do ser humano sentir a vida após um grave acidente, o longa-metragem aborda, acima de tudo, a liberdade do homem e busca gerar reflexão no telespectador sobre qual é o verdadeiro sentido da existência.

A Biblioteca Infantil está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231.5723.

 Contato: jconceicao@sorocaba.sp.gov.br

 

Foto: Divulgação