Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/obra-de-villa-lobos-sera-apresentada-na-e-m-prof-walter/
Acessado em: 19/05/2024 - 05h10

Obra de Villa-Lobos será apresentada na E.M. “Prof. Walter Carretero” e E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Projeto é viabilizado com recursos da LINC

Nesta terça-feira (dia 10), alunos das Escolas Municipais “Prof. Walter Carretero” e “Dr. Hélio Rosa Baldy” vão receber o Projeto “Conhecendo Villa-Lobos a bordo do seu trenzinho”, com o Quarteto de Saxofones SaxBrasil. As apresentações são gratuitas e ocorrerão às 10h e às 13h, respetivamente, nas unidades da rede municipal de ensino.

O trabalho de formação cultural visa apresentar a obra do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) aos alunos da rede municipal e será viabilizado graças aos recursos disponibilizados pela Prefeitura de Sorocaba por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LINC) em 2015. De acordo com a Secretaria da Cultura (Secult), a LINC disponibilizou uma verba de R$ 25.178,85 para a iniciativa.

Os músicos levarão às crianças um repertório com obras de Villa-Lobos e, ainda, músicas que se relacionam com o trabalho do artista. Heitor Villa-Lobos foi considerado o maior compositor das Américas. O ciclo de nove “Bachianas Brasileiras” é um dos destaques no conjunto da obra de aproximadamente mil músicas do artista brasileiro. Villa-Lobos também foi o responsável por reformular o conceito brasileiro de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente, e foi por meio dele que a música brasileira se fez representar em outros países.

“Vamos tocar um trecho da Bachianas Brasileiras nº 2, intitulado ‘o trenzinho caipira’; um movimento da Bachianas Brasileiras nº 5, a Ária/Cantilena; e obras do Guia Prático de Villa-Lobos”, explica Giancarlo Medeiros, proponente do projeto e um dos músicos do Quarteto de Saxofones SaxBrasil. “Também vamos tocar Bach e um choro de Anacleto de Medeiros”, completa.

Com uma hora de duração cada, as apresentações serão uma viagem guiada através da vida de Villa-Lobos, baseada em obras literárias de Vasco Mariz, Maria Maia, Nereide S. Santa Rosa e Angelo Bonito. Para tornar as apresentações mais lúdicas o quarteto contará com a colaboração de uma contadora de histórias e manipuladora de fantoches, que interagirá com o público infantil levando informações sobre as obras apresentadas e também sobre a biografia do compositor.

        O projeto visitará várias escolas municipais de Sorocaba até o dia 27 de novembro. No total serão atendidos 2.580 alunos das seguintes escolas municipais: “Prof. Walter Carretero” (Habiteto), “Dr. Hélio Rosa Baldy” (Jardim São Guilherme), “Prof. Irineu Leister” (Jardim Ipiranga), “Profª Maria Ignez Figueiredo Deluno” (Mineirão), “Prof. Flávio de Souza Nogueira” (Jardim Ferreira) e “Prof. Benedito José Nunes” (Parque Esmeralda).

 

Sobre o quarteto

Formado em 2008, o Quarteto de Saxofones SaxBrasil tem como objetivo difundir o saxofone clássico e a música brasileira por meio da pesquisa, da encomenda de novas obras, da realização de transcrições de obras de compositores brasileiros e da interpretação do repertório tradicional, além de contribuir para a integração cultural e musical dos países da América Latina.

Em 2009 o grupo conquistou o primeiro lugar na 28ª edição do “Concurso Latino Americano Rosa Mística”, na categoria “Música de Câmara”, e desde então tem atuado com importantes grupos do Estado de São Paulo.

Em 2012 apresentou recitais totalmente compostos por obras de importantes nomes brasileiros em encontros de saxofonistas no país e no exterior. Em 2013 participou como convidado internacional do “XII Encuentro Universitario Internacional de Saxofón”, no México, onde se apresentou no encerramento do evento.

O grupo é formado por Giancarlo Medeiros (saxofone barítono), Rafael Migliani (saxofone soprano), Maikel Morelli (saxofone alto) e Jonathas Cordeiro (saxofone tenor).

 

Programação

 

Dia 10/11 (terça feira)

E.M. “Prof. Walter Carretero”

Horário: 10h

Endereço: Avenida Itavuvu, 7.000 – Habiteto

 

E.M. “Dr. Hélio Rosa Baldy”

Horário: 13h

Endereço: Rua Tarcizo Geraldo Dário, 163 – Jd. São Guilherme II

 

 

Dia 13/11 (sexta feira)

E.M. “Prof. Irineu Leister”

Horário: 10h

Endereço: Rua Odete Lanci Giraldi, 67 – Jd. Ipiranga

 

E.M. “Profª Maria Ignez Figueiredo Deluno”

Horário: 13h30

Endereço: Rua Rubens Pellini, 156 – Mineirão

 

Dia 17/11 (terça feira)

E.M. “Prof. Flávio de Souza Nogueira”

Horário: 7h30

Endereço: Rua Benedito Galdino de Barros, 47 – Jd. Ferreira

 

Dia 27/11 (sexta feira)

E.M. “Prof. Benedito José Nunes”

Horário: 9h30

Endereço: Rua Padre Domenico Trivi, 129 – Parque Esmeralda