Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/obras-de-onildo-aguiar-estao-expostas-na-biblioteca-municipal/
Acessado em: 23/05/2024 - 11h50

Obras de Onildo Aguiar estão expostas na Biblioteca Municipal

Por: Carolina Moreira (Programa de Estágio) Supervisão: Tânia Franco – ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

A Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger” sedia até o próximo dia 15, a exposição “Ancestralidade”, do artista Onildo Aguiar. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a mostra é composta por poemas, máscaras afros, desenhos de máscaras africanas ritualísitcas e acessórios afros.

Segundo o artista, a mostra tem como proposta abordar uma nova forma de negritude “com o cessar de pedir direitos e sim de exigi-los”. Os objetos expostos foram feitos com materiais que já foram vivos e expulsos pela natureza como cascas e pedaços de árvores, conchas, búzios, folhas aquáticas, marinhas, partes de recifes, peixes, dentes de animais, folhas, sementes, raízes vinda de mares, florestas e selvas.

Esses materiais vieram de Luanda, Rio Congo, Ibagan, Ilha de Gouréé no Senegal, Moçambique, África do Sul, Santos, Guarujá, Praia Grande, São Vicente, João Pessoa, Rio de Janeiro, Niterói, São Luiz, Salvador, recife, Maceió, Pelourinho, Itaparica e outros lugares.

A exposição está aberta ao público das 8h às 16h50 e a entrada é gratuita. A Biblioteca Municipal fica na rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista. Informações pelo telefone 3228.1955.