Um colorido especial tomou conta do térreo do Paço Municipal na manhã da última sexta-feira (26). Isso porque o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba (FSS) realizou uma oficina de desenho para os coordenadores das atividades do The Big Draw – O Grande Desenho, evento que acontece em outubro na cidade. A ação contou com a participação de 70 pessoas, divididas em duas turmas, e teve como objetivo estimular a criatividade nas propostas que eles farão em suas unidades.
Participaram da oficina representantes do Projeto Peróla, do Hospital Unimed, dos Territórios Jovens, das unidades básicas de saúde, das entidades assistenciais Santa Rita de Cássia, Revida, Pastoral do Menor, Centro de Reabilitação do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Associação Sorocabana de Atividades para Deficientes Visuais (Asac), Associação Beneficente Antonio José Guarda, das creches conveniadas BOS, Menino Jesus e Casa das Mães e das Crianças, Fundação Casa 1 e 2 , First Idiomas, da E.M. Profa. Maria Domingas Tótora de Góes, dos Centros de Educação Infantil (CEIs) 104, 09, 27, 77, 84, 31, e representantes das Secretarias da Saúde (SES), Meio Ambiente (Sema), Educação (Sedu), Desenvolvimento Social (Sedes) e Esportes e Lazer (Semes).
A oficina foi ministrada pela desenhista Flávia Aguilera que iniciou os trabalhos com a apresentação de desenhos de diversos artistas ao longo da história, mostrando as possibilidades de traço e técnicas. Na sequencia, foi a vez dos participantes usarem guache, nanquim e pincel nas atividades práticas que estimularam a criatividade e o pensamento.
O The Big Draw acontece de 6 a 12 de outubro e tem como objetivo envolver escolas, hospitais, secretarias municipais, universidades e faculdades, entidades assistenciais, empresas, escolas de arte, e interessados de todas as idades a desenhar, individualmente ou em pequenos grupos – com amigos e familiares.
“É o incentivo ao desenho pelas inúmeras possibilidades que ele traz: estimular o pensamento, a criatividade, comunicar nossas percepções e emoções da vida cotidiana, bem como o engajamento social, cultural e ambiental”, destaca a presidente do FSS, Maria Inês Moron Pannunzio.
Este ano, o The Big Draw tem como tema “It’s our World” – O Nosso Mundo, o que nos convida a refletir sobre o mundo em que vivemos e qual o mundo que queremos para as futuras gerações. Significa conectar-se a uma causa mundial através da linguagem universal do desenho.
O The Big Draw não tem caráter competitivo e para participar não é preciso saber desenhar. Os desenhos poderão ser feitos com todos os tipos de materiais, inclusive com elementos da natureza, materiais reciclados, etc. Não há limites para a criatividade.
As atividades podem ser registradas por meio de fotos ou gravação de vídeo de até 3 minutos e enviadas para o Fundo Social que enviará para o site do The Big Draw[1].
A partir das inscrições, o FSS vai elaborar um calendário com as atividades dos participantes e o divulgará para a imprensa.