Endereço: http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/outubro-rosa-reune-educadores-no-centro-de-referencia-em-educacao/
Acessado em: 05/03/2024 - 05h16

Outubro Rosa reúne educadores no Centro de Referência em Educação

Por: Pedro Guerra – pguerra@sorocaba.sp.gov.br

Programação especial segue até quinta-feira (22)

As ações da Campanha Outubro Rosa 2015, desenvolvidas pela Secretaria da Educação (Sedu), tem como objetivo incentivar o autocuidado, para isso promoverá três eventos com esse foco. O primeiro foi realizado na manhã desta terça-feira (20) e reuniu servidores no Centro de Referência em Educação (CRE), para uma prática corporal por meio de atividades recreativas e exercícios de alongamento.

Além dos servidores da Sedu, também participaram integrantes do grupo de caminhada da Terceira Idade, da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes). “As práticas corporais, além de promoverem benefícios físicos e fisiológicos, são meios de integração social tão importantes para a saúde mental das pessoas”, diz o técnico em Recreação e Lazer, José Geraldo Goldoni Vestena.

Os exercícios de alongamento foram dirigidos pela Chefe da Seção de Apoio aos Programas de Saúde Escolar, Ana Lucia Acquaviva Carrano.

Mais eventos

O segundo evento, que acontece nesta quarta-feira (21), visa aos cuidados internos, como a saúde psicológica nos momentos de dificuldade. “Ao receber o diagnóstico de uma doença, é muito importante que se mantenha o equilíbrio emocional tanto da pessoa diagnosticada quanto dos seus familiares e pessoas do seu convívio social”, diz Moisés Luiz Andrade Rodrigues, da Divisão de Educação Especial da Sedu, quanto ao tema que vai abordar em sua palestra.

Também nesta quarta-feira (21) acontece palestra com a assistente social da Sedu, Sandra Saleti Batista de Pádua. Ela vai conversar sobre quais direitos os pacientes têm, como a isenção no Imposto de Renda.

O último evento, na quinta-feira (22), tem o intuito de fortalecer e orientar sobre a importância de realizar o autoexame, ter um acompanhamento médico regular e sobre os processos de reabilitação. A palestra ministrada por Carlos Eduardo Ribeiro de Moura, médico oncologista da Secretaria da Saúde.

As inscrições devem ser feitas pelos sites www.sorocaba.sp.gov.br[1] e educacao.sorocaba.sp.gov.br[2]

Programação:

Quarta-feira (21) – Sentimento Rosa

Palestra: Cuidando dos Sentimentos.

Palestrante: Moisés Luiz Andrade Rodrigues – Psicólogo, Psicopedagogo e Professor Especialista de Curso de Pós graduação da Facisp – Secretaria da

Educação – Divisão de Educação Especial

Palestra: Direitos Previdenciários.
Palestrante: Sandra Saleti Batista de Pádua - Assistente social da Secretaria da Educação – Divisão de Educação Especial.

Horário: das 9h às 10h30

Vagas: 70

Quinta-feira (22) – Roda Rosa de Conversa

Palestra: Prevenção ao câncer de mama

Palestrante: Dr. Carlos Eduardo Ribeiro de Moura – médico oncologista da Secretaria da Saúde

Horário: das 14h às 16h

Vagas: 70

Endnotes:
  1. ww.sorocaba.sp.gov.br: http://www.sorocaba.sp.gov.br/
  2. educacao.sorocaba.sp.gov.br: http://educacao.sorocaba.sp.gov.br/